O Avesso das Evidências

Pesquisa e política educacional em tempos de negacionismo

14,8x21cm, 149 pages

português language

Published 2023 by Lutas Anticapital.

ISBN:
978-65-85404-12-9
Copied ISBN!
5 stars (1 review)

Educação baseada em evidências se tornou uma espécie de slogan que, crescentemente, vem dando forma e sentidos novos ao conjunto das políticas educacionais contemporâneas. Seu apelo inegável está assentado em dois grandes pilares: no discurso cientificista, importado acriticamente de outras áreas da pesquisa científica; e na força política e ideológica do amplo consórcio midiático, empresarial e político em escala global, que o financia e difunde. Ao sabor dessas políticas amparadas em evidências, pretende-se redefinir as práticas educativas e, também, o modo como se produz conhecimento nesse campo. Disputas e contradições existentes seriam, assim, depuradas de todas as interferências políticas, subjetivas e ideológicas. Não haveria mais lugar para o conhecimento historicamente acumulado na área de educação, nem para a experiência teórica e prática do conjunto dos/as seus/as trabalhadores/as. As análises contidas neste livro foram escritas na contramão dessa tendência, mas sem a pretensão de substituir as propaladas ‘certezas’ dessa educação por …

1 edition

Educação Baseada em Evidências: "repetitiva, insistente, monótona"

5 stars

Sou suspeitíssima para falar do Lalo, o autor do livro, porque ele foi meu orientador de iniciação científica e é uma excelente pessoa. Assim como o faz em suas aulas, no livro ele coloca nome nos bois sem medo.

A Educação Baseada em Evidências (EBE) é, para o autor, um movimento não epistemológico de disputa científica e sim um movimento político entranhado no modus operandi neoliberal. Lalo nos mostra como a EBE bebe da teoria do capital humano diretamente, renomeando e acelerando processos que já são velhos conhecidos de professores, gestores educacionais e pesquisadores críticos. Mais do que propor uma abordagem científica da educação, os proponentes da EBE descartam e subjugam as já estabelecidas linhas de pesquisa em faculdades de educação como anti-científicas e pseudocientíficas. Além disso, nutrem-se de lógicas circulares que buscam, a partir de dados matemáticos e estatísticos, justificar as premissas que eles mesmos julgaram corretas de início. …

Subjects

  • educação
  • ciências sociais
  • não-ficção