User Profile

Marte

[email protected]

Joined 1 year, 11 months ago

This link opens in a pop-up window

Marte's books

Currently Reading

Julián Fuks: A Resistência (Paperback, português language, 2015, Companhia das Letras) 4 stars

“Meu irmão é adotado, mas não posso e não quero dizer que meu irmão é …

Argentino demais para ser brasileiro, brasileiro demais para ser argentino

4 stars

Esse livro é uma peça de ficção muito autobiográfica de Julián Fuks, um autor brasileiro filho de pais exilados da Argentina durante uma ditadura militar (1976-1983). Digo que é uma ficção muito autobiográfica porque muitas coisas que aparecem no livro no tocante ao protagonista são praticamente idênticas aos dados públicos de Fuks, incluindo o fato de ser filho de exilados políticos argentinos. Onde termina a realidade e começa a ficção e vice-versa é algo que o autor nunca deixou claro, e parte da graça do livro.

É um livro relativamente curto, que traz bastante coisa da psicanálise Winnicottiana, e relaciona as pontes entre traumas relacionados à ditadura e traumas familiares associados ao exílio e à adoção de crianças. Em alguns momentos, eu me irritei com o tom pesaroso que o protagonista assume para si mesmo frente ao seus dilemas com o irmão adotivo, mas da metade para o final o …

Tatiana Roque: O dia em que voltamos de Marte (Paperback, Português language, Crítica) 4 stars

Durante séculos, a ciência e a política se uniram por projetos de mundo, passando a …

"Pare o mundo que eu quero descer", mas é de Marte que estamos descendo

4 stars

A capa do livro da Tatiana Roque tem algo que, eu não sei se foi proposital, mas se aproxima muito da representação visual da reação de Belousov-Zhabotinsky. Essa reação acontece fora da termodinâmica do equilíbrio, intimamente ligada à teoria do caos. E é exatamente sobre reações complexas encadeadas que não podem ser descritas por equações diferenciais que Tatiana Roque, matemática e historiadora da matemática, aborda em seu livro.

O livro de Roque tem alguns pontos principais, mas coloco luz sobre um dos mais interessantes para mim: como a ciência do clima, incluindo a comunicação sobre fenômenos do aquecimento global, pouco tem a ver com o modelo de ciência anterior, fortemente relacionado às certezas quase-exatas das equações diferenciais da astronomia. Saímos, durante o século XX, do modelo de ciência com certeza para a ciência que trabalha com aproximações estatísticas - nem por isso menos confiáveis. No meio de tudo isso, uma …

reviewed A importância de ser prudente by Oscar Wilde (L&PM Pocket, #1139)

Oscar Wilde: A importância de ser prudente (Paperback, português language, 2014, L&PM) 4 stars

Uma das comédias mais populares de todos os tempos

Poucos nomes da literatura rivalizam com …

Oh to read a Trivial Comedy for Serious People

4 stars

Ganhei esse livro de uma mulher gaúcha que morou comigo em São Paulo em 2015. Dividíamos o quarto da pensão, e ela era pelo menos 25 anos mais velha do que eu. Ela meio que me adotou como filha postiça dela na época, já que seus filhos mesmo tinham ficado temporariamente no RS. Além disso, ela trabalhava na Livraria Cultura, então estava sempre com livros. Quando deixei a pensão, ela me deu esse livro e deixou uma dedicatória muito fofa, dedicada "à quiçá futura professora de químca". Olha só, eu realmente me formei professora de química. Saudades dela, gostaria de saber como está, mas nunca mais tive contato. Sou ruim com essas coisas.

Bom, voltando para o livro, A importância de ser prudente é uma peça de teatro bastante afiada, dedicada a tirar sarro da burguesia britânica do final do século XIX. Nisso, Oscar Wilde é excelente. Tenho vontade de …