nati noronha reviewed Estilhaça-me by Tahereh Mafi (Estilhaça-me, #11)
Estilhaça-me a paciência com machos possessivos
1 star
Content warning A resenha em geral, contém spoiler!
Resenha publicada no SKOOB no perfil @roguexwoman.
Estilhaça-me entrou na minha lista de piores livros, talvez, dos mais decepcionantes que já li.
Admito que coloquei muitas expectativas nesse livro. Como proclama MJ, espere decepção, e você nunca vai ficar desapontado.
Eu deveria ter esperado e não esperei. Fiquei desapontada.
Infelizmente, comprei o box e terei que ler todos os livros contra a minha vontade, mas não é todo ruim somente horrível. Horrível no sentido de ser insuportável a leitura, como segurar a respiração ao ler pensamentos egoístas, tolos e confusos de uma personagem problemática.
Juliette conseguiu se transformar na pior protagonista de ficção. Juntei todos os meus esforços para simpatizar sua história, sim, ela sofreu tanto, coitadinha. O problema é se tratar como única sofredora do mundo, ver os outros personagens como apáticos e supostamente felizes na sua visão egoísta. Não gostei disso, eu entendo o sofrimento da personagem mas a maneira que ela distorce a situação para se sair de vítima por que recebeu uma lição de moral é mesquinha. Infantil.
Eu amei o Kenji, ele literalmente dita o que penso sobre tudo e todos. Estou torcendo para ele quebrar a cara do Adam, Aaron ou Juliette.
Triângulo amoroso inexistente. Eu já sabia que a autora iria colocar a poetisa com o torturador por que é nítido a romantização nas ações genocidas de Warner, ain, ele teve um pai violento, ain, ele é loiro e bonito, ain, daí se ele faz terror psicológico e desrespeita a privacidade da mocinha, ain, vamos passar pano para um maldito imperialista. É tão comum, infelizmente, normalizar personagens com síndrome de Estocolmo nessas sagas. J e W foram sequestrados e aprisionados em situações diferentes mas o desenvolvimento amoroso é doentio, obsessivo e inexplicável. ELES NEM SE CONHECEM E JÁ SE AMAM?
Eu recebi spoilers que há explicações a respeito no quinto livro. Mas, que diabos, só explica essa forcação no QUINTO LIVRO? PRECISOU DE MAIS 3 LIVROS PARA EXPLICAR ESSE CASAL FORÇADO?
Eu realmente entendo por que na gringa os seguintes livros são ignorados como sequência. Também ignoraria.
Atualmente, lendo Liberta-me, e não houve progressão exceto Kenji. Kenji, repito, ele é um personagem excelente e carrega a trama nas costas. Eu amo Kenji e odeio todos os personagens.
Por favor, alguém mate esse trio medíocre A&A e a suicida da J? Espero encontrar uma fanfic com esses personagens morrendo de forma lenta e dolorosa.
A escrita não é ruim apenas desperdiça demais os detalhes estéticos (ELE ELE ELE ELE ELE É BONITO BONITO SOCORRO SOCORRO SOCORRO ESSE HOMEM ELE FALA EU NÃO SABIA QUE EXISTE GENTE QUE FALA UAU UAU UAU UAU NUNCA NUNCA NUNCA VI UM LOIRO GENOCIDA BONITO BONITO BONITO TERAPIA TERAPIA TERAPIA). A autora deveria ter aproveitado a sua bela escrita para explorar o seu universo e outras coisas mais interessantes que o lado fetichista da Juliette por homens bonitos.
JULIETTE, PELO AMOR DE VÊNUS, DÊ UM TEMPO PARA ESSES HOMENS POSSESSIVOS E CUIDE DA SUA SAÚDE MENTAL E DO SEU PODER! VOCÊ NÃO PRECISA DE UM HOMEM PARA SER FORTE! NÃO PRECISA DO WARNER NEM DO ADAM! TENHA AMIGOS COMO KENJI E JAMES!
OK. Eu não exagerei em nada, nadinha. A garota só fala de homem e é irritante, quero mais cenas dela treinando os seus poderes e conhecendo outras pessoas especiais. Infelizmente, em Liberta-se o erro se duplica com os machos chamados A e A. Pensei que ia diminuir essa obsessão da J por relacionamento amoroso, achar que precisa de homem para ser feliz. Aff. A autora ignora isso, deveria ter trabalhado mais nos problemas psicológicos de forma realista sem apoiar tanto na dependência emocional (ALIÁS, FOI NORMALIZADO). Tipo, no primeiro livro a garota saiu do hospício como fosse uma modelo padrozinha de fanfic, sendo que ela estava suja e desnutrida, provavelmente, com problemas de pele e dentário, do nada, os pares românticos babando o ovo, não foi realista. Eu rio quando relembro dela descrevendo os seus dentes como perfeitos e brancos mesmo que nunca escovou os dentes. OLHOS NEM VERDES NEM AZUIS (RISOS). Se o terceiro livro continuar focando nesse romance horroroso e destruir de vez a evolução (que nunca ocorreu) da personagem, desisto dos outros livros.