Back
Nikolai Leskov: Lady Macbeth Of Mtsensk And Othe (Paperback, 2015, Penguin Classic) No rating

"Lady Macbeth do distrito de Mtzensk" é uma novela escrita pelo autor russo Nikolai Leskov e foi publicada originalmente em 1865 na revista "O Russo Mensageiro". A história se passa na Rússia do século XIX e segue a vida de Katerina Lvovna Izmailova, uma mulher infelizmente casada com um homem mais velho e opressivo.

Katerina vive em uma pequena cidade, o distrito de Mtzensk, e leva uma vida monótona e desprovida de amor e paixão. Seu marido, Zinovy Borisovich, é um homem frio e negligente, e ela se sente presa em um casamento sem amor e satisfação.

No entanto, tudo muda quando Sergey, um jovem e atraente trabalhador, é contratado na propriedade de seu marido. Katerina se apaixona perdidamente por Sergey e eles começam um caso ardente. Impulsionada pelo desejo e pela paixão reprimida, ela começa a planejar um futuro ao lado de Sergey, inclusive tramando a morte de seu marido.

O romance proibido de Katerina e Sergey leva a um desenrolar de eventos trágicos e violentos, conforme eles lutam para manter seu segredo e satisfazer seus desejos. O enredo é impulsionado por temas como paixão, traição, vingança e remorso.

"Lady Macbeth do distrito de Mtzensk" é conhecido por sua abordagem ousada e realista em retratar os conflitos internos e as escolhas moralmente complexas de sua protagonista. O livro também critica a sociedade russa da época, destacando as limitações impostas às mulheres e as consequências do tédio e da insatisfação nas relações humanas.

A obra recebeu elogios por sua profundidade psicológica e complexidade de personagens, tornando-se uma das principais obras do autor e um exemplo representativo da literatura russa do século XIX.