Back
Andrey Kurkov, Boris Dralyuk: Grey Bees (2020, Quercus) 5 stars

Review of 'Grey Bees' on 'Goodreads'

5 stars

Sergeyich é um dos dois últimos residentes de uma aldeia na zona cinzenta, terra de ninguém entre as duas frentes da guerra no Donbass. A sua maior preocupação e fonte de satisfação na vida são as suas abelhas, a guerra interessa-lhe pouco, apesar do isolamento a que o confina, os bombardeamentos ocasionais ou a permanente falta de eletricidade. O vizinho que lhe resta é-lhe desagradável mas parte do seu dia a dia e conhecido de toda a vida. Filha e ex-mulher vivem longe, no Oeste da Ucrânia.

Explicada a premissa não parece muito excitante, mas este é um livro que se lê como um thriller, com constantes evoluções surpreendentes. É impossível não criar uma ternura com o protagonista, apesar dos seus handicaps sociais e a sua teimosa lealdade à aldeia natal. Um homem perdido na vida e numa guerra que não entende bem, com sonhos simples, muita dificuldade em comunicar emoções e um amor sem limites pelas suas colmeias. Um romance que explora várias facetas da humanidade e que revela também várias pormenores essenciais para entender a guerra no Donbass (antes da completa invasão russa).

Li no formato e-book no telemóvel, só por isso demorei mais do que um par de dias a terminar a leitura, com páginas a sério teria sido mais rápida. Fica a recomendação, está a 1€ na Wook.