Back

reviewed Los santos inocentes by Miguel Delibes (Austral Narrativa)

Miguel Delibes: Los santos inocentes (Paperback, Spanish language, 2010, Austral) 5 stars

Review of 'Los santos inocentes' on 'Goodreads'

5 stars

Não tenho por habito ler em espanhol e por isso fui adiando a leitura desta compra impulsiva há um par de anos numa livraria luxemburguesa. "El camino" revelou-se uma obra extremamente acessível para um lusófono (quase sem necessidade de consultar o dicionário, salvo para algum vocabulário rural ou nomes de pássaros, mas quase tudo facilmente intuído pelo contexto) e sobretudo extremamente terna. Conta-nos a estória de Daniel, el Mochuelo (coruja), de apenas 11 anos, nas vésperas de partir do seu vale nas montanhas para estudar na grande cidade. A partir desse ponto vamos conhecendo todos os personagens da aldeia, sobretudo os seus dois inseparáveis amigos German, el Tiñoso, e Roque, el Moñigo, através das suas interações com Daniel, encerrando cada capítulo uma estória.

Uma crónica de costumes, com ironia sempre presente, mas sem nunca deixar de criar uma certa ternura pelos personagens. Até a beata Guindilla mayor é capaz de nos conquistar vários sorrisos ou até gargalhadas, quando por exemplo [spoiler alert] fecha a sua loja com o aviso: "Fechado por desonra".

Mas também um clássico de amadurecimento (coming of age) com várias reflexões ousadas para a data da sua publicação, 1950. Lembra por vezes clássicos como "Capitães da Areia" ou "Esteiros", mas sempre com uma tónica mais positiva e aligeirada, mesmo nos momentos mais pesados. Muito recomendável, prazer de leitura assegurado. E como não parece estar editado em Portugal é também um bom pretexto para praticar o espanhol.