O deus das avencas

três novelas

247 pages

Portuguese language

Published 2021 by Companhia das Letras.

ISBN:
978-65-5921-051-0
Copied ISBN!
OCLC Number:
1281184168

View on OpenLibrary

4 stars (1 review)

O autor de Barba ensopada de sangue, vencedor do Prêmio São Paulo de Literatura, nos traz um livro marcante, que toma caminhos inesperados para narrar um mundo em rápida transformação. As três histórias deste volume vão do passado recente ao futuro distante, e falam de expectativas e perdas, e de como reconstruir a vida a partir de nossos próprios erros.

Daniel Galera expande as possibilidades da literatura nas três novelas reunidas neste livro. Em "O deus das avencas", que abre este volume, um casal se fecha em casa à espera do nascimento do primeiro filho, e mergulha numa incerteza crescente, tanto pelo destino deles quanto pelos rumos do país. Em "Tóquio", Galera abandona a narrativa mais realista ao retratar a vida de um homem solitário, obrigado a enfrentar o passado em um mundo que atravessou um desastre ambiental e tecnológico. E, por fim, em "Bugônia", ele dá um passo além …

1 edition

Exemplar entrada na ficção distópica

4 stars

Em "O Deus das Avencas" (2021), Daniel Galera entra de cabeça na ficção científica. Já tinha adorado "Barba Ensopada de Sangue" e gostei especialmente desse agora, não apenas por ser meu gênero predileto, mas também pela maestria literária.

São três novelas distópicas.

A primeira, que dá nome ao livro, na verdade, não é ficção científica, mas o cenário é a distopia contemporânea, em que um casal passa dificuldades aguardando um parto iminente durante a eleição de Bolsonaro. Senti-me dividido: inegavelmente, a história é poderosa e relevante, mas não me pegou tanto – senti-a mais como uma longa crônica.

A segunda, "Tóquio", avança mais ou menos uma geração no futuro, em um Brasil devastado pelas alterações climáticas e a contaminação de novas doenças. O protagonista precisa lidar com um dispositivo onde a consciência de sua mãe falecida foi copiada. O retrato desse tipo de tecnologia é muito mais crítico e reflexivo …