User Profile

sol2070

[email protected]

Joined 11 months, 4 weeks ago

From Brazil. #scifi #philosophy #nature #politics #tech #fantasy

Costumo ler sci-fi, filosofia, natureza, política, tech e alguma fantasia. Mais livros no blog → sol2070.in/livros Também escrevo ficção científica → fic.sol2070.in/ Mastodon → @[email protected]

This link opens in a pop-up window

sol2070's books

Stopped Reading

reviewed Imago by Octavia E. Butler (Xenogênese, #3)

Octavia E. Butler: Imago (português language, Morro Branco) 4 stars

A impactante conclusão da trilogia Xenogênese, com a busca de Jodahs pela única coisa que …

Trilogia excepcional

5 stars

(resenha original com links → sol2070.in/2024/07/octavia-butler-imago-xenogenese/ )

"Imago" (1989) é o último volume da trilogia "Xenogênese", de Octavia Butler. A série narra um contato apocalíptico com alienígenas ambíguos. Obviamente, um dos temas é o colonialismo, mas ao contrário da opinião predominante, não acho que seja a ideia central. Não é um retrato preto no branco de vilões e vítimas. Invasores têm muitas nobres qualidades, e também o contrário para humanos, apesar de não haver dúvida sobre quem está subjugando quem — humanos ou obedecem ou se rebelam.

A palavra “imago” tem dois significados. No estudo de insetos, é sobre o ser que se completa após uma metamorfose. Na psicologia (junguiana), é a imagem idealizada da figura materna ou paterna, geralmente, formada na infância e que influencia todas as relações posteriores. Esses são os temas desse capítulo final.

No livro, acompanhamos em primeira pessoa a história de Jodahs, o primeiro “ooloi” …

Jeff VanderMeer, Ann VanderMeer: The Big Book of Science Fiction (2016, Vintage Crime/Black Lizard) 5 stars

What if life was neverending? What if you could change your body to adapt to …

It's big

5 stars

(em português → sol2070.in/2024/07/coletanea-melhores-contos-ficcao-cientifica-todos-os-tempos/ ) "The Big Book of Science Fiction" (2016) is really big: 1,200 pages of the best science fiction stories of all time, in the opinion of Ann and Jeff Vandermeer. Jeff is one of today's best speculative (mainly "new weird") authors. With Ann (his wife), they also have a lot of experience in preparing collections like this one.

For anyone who likes the genre, it's a treasure trove. Even those who don't particularly like it can find short stories so good that they transcend genre limitations.

The couple also edited another collection that is waiting in my queue: "Sisters of the Revolution: A Feminist Speculative Fiction Anthology". This inclusivity is also a hallmark of "The Big Book...". People such as Asimov, Clarke and Dick are all there, but the number of female authors, feminist or diverse themes and people from outside the US-England axis is impressive. …

replied to Marte's status

@bismuto Cheguei nesse livro por causa de um capítulo sobre bolor limoso (que não é tecnicamente um fungo, é uma espécie irmã). O organismo é basicamente uma ameba gigante, capaz de realizar cálculos com "inteligência", por exemplo, sobre as rotas mais eficientes para transporte de nutrientes, com os mesmos resultados a que humanos chegam! E é um organismo unicelular, antes considerado muito primitivo.

Merlin Sheldrake: A trama da vida (Paperback, AantnaSR, FisicalBook) 4 stars

O biólogo e escritor inglês Merlin Sheldrake é apaixonado pelo mundo dos seres invisíveis desde …

Fatos e histórias fascinantes

4 stars

( sol2070.in/2024/06/livro-a-trama-da-vida-merlin-sheldrake/ )

Em "A Trama da Vida" (Entangled Life, 2021), o biólogo Merlin Sheldrake percorre o entrelaçamento e a simbiose que caracterizam a vida de fungos e plantas, essenciais para a biosfera.

Assim como outros especialistas da área, também argumenta com eloquência sobre como fungos são subestimados no estudo e compreensão da vida.

Gostei particularmente do capítulo sobre a “wood wide web”, a teia micelial que interliga raízes das diversas plantas de um ecossistema e que possibilita a troca de nutrientes e informações. Sheldrake desmistifica um pouco esse conceito, que costuma ser pintado com tintas exageradas, em um retrato antropomórfico de utopia. Por exemplo, essa interligação também pode trazer prejuízos e acaba sendo bem desigual, entre outros pontos.

Como não poderia faltar, há um saboroso capítulo sobre psicodélicos. Entre outros fatos, Merlin conta como encontrava ainda criança com Terence McKenna, o grande disseminador da cultura psicodélica nos anos 80. …

reviewed Ritos de Passagem by Octavia E. Butler (Xenogênese, #2)

Octavia E. Butler: Ritos de Passagem (português language, Morro Branco) 5 stars

Nessa sequência de Despertar, Lilith Iyapo deu à luz ao que parece um menino saudável …

Uma das melhores histórias que já li ou vi sobre alienígenas

5 stars

( sol2070.in/2024/06/livro-ritos-de-passagem-octavia-butler/ )

"Ritos de passagem" (Adult Rites, 1988) é o segundo volume da trilogia Xenogênese, uma das melhores histórias que já li ou vi sobre alienígenas.

Não tem como comentar sem espoliar. Caso planeje ler a trilogia, melhor parar por aqui. Mas o spoiler não estraga tanto se apenas quiser saber mais por que é especial.

“Xenogênese” é sobre gerar uma descendência diferente da espécie-mãe. É isso o que as Oankali dessa história fazem: mesclam seu DNA com o de humanos para gerar uma espécie com o melhor de ambas. Vivem dessa coleta e permuta há muitas gerações.

Ritos de Passagem é a história de Akin, uma criança da primeira geração híbrida, que voltou à Terra após ela regenerar de um cataclismo militar e ambiental. Apesar de ser parte alienígena, com instintos e capacidades especiais, sua aparência é humana. Por isso e outras circunstâncias, acaba se afeiçoando aos grupos …

reviewed Despertar by Octavia E. Butler (Xenogênese, #1)

Octavia E. Butler: Despertar (EBook, português language, 2020, Morro Branco) 5 stars

Há vida inteligente lá fora e é ela que salva a humanidade de si mesma. …

Fabulosa história de primeiro contato

5 stars

( sol2070.in/2024/05/livro-despertar-octavia-butler/ )

A escritora Octavia Butler está entre as poucas pessoas de quem pretendo ler tudo. Que arrependimento não ter lido antes! — apesar de estar na minha lista há anos. "Despertar" (1987) foi meu primeiro contato, e também é uma fabulosa história de… primeiro contato, uma das melhores que já experimentei.

Butler é uma das pessoas mais premiadas da ficção científica, aclamada como exímia contadora de histórias, e celebrada por sempre tratar de questões sociais, principalmente raciais e femininas, com inclusividade aliviadora.

Em "Despertar", a humanidade foi aniquilada em uma guerra mundial e a biosfera, totalmente devastada e contaminada — as principais ameaças na época em que o livro foi escrito. Alienígenas resgatam os poucos humanos que ainda não morreram, para preservação e outros fins. As pessoas se sentem como cobaias desses seres de intenção ambígua, extremamente hábeis em comunhão biológica e mental, mas que invocam involuntariamente repulsa …