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Kurt Vonnegut: As Sereias de Tita (Paperback, 2018, ALEPH)

Quando Malachi Constant, um irreparável milionário fanfarrão, recebe a profecia de que viajará pelo espaço …

Sátira sci-fi malucona

( sol2070.in/2025/07/livro-as-sereias-de-tita/ )

As Sereias de Titã (1959, 304 pgs) é uma saborosa sátira de ficção científica do consagrado autor estadunidense, um dos poucos exemplos cuja literatura furou a bolha sci-fi em sucesso geral de público e crítica.

Um hedonista milionário encontra uma pessoa que sofreu um acidente extradimensional, e sua vida termina revirada em uma conspiração multiplanetária.

Comédia de ficção científica não é minha praia, mas Vonnegut é uma memorável exceção, com seu humor ácido que não perdoa a sociedade e cultura norte-americanas. Apesar de ter sido escrito nos anos 50, as tiradas continuam atuais, já que a época também era de tecno-otimismo ultraconsumista e governantes cínicos.

Em termos de sub-gênero FC, chega a ser proto-new-wave, antecipando as doideiras e o inconformismo da sci-fi dos anos 60 e 70, chamada de “New Wave”.

Há aquele sabor pulp, de ficção barata, dessas estórias mais antigas, mas a alma subversiva e o dom de contador de estórias ainda se sobressaltam mesmo em meio às imaginações científicas da época, como a noção de colônias em Marte. Isso é até bem compreensível, já que apenas em 2008 foi descoberto que o solo do planeta é altamente tóxico, entre outras condições que descartam a habitabilidade (apesar de ainda haver gente que insiste na ideia).

Vonnegut era veterano da Segunda Guerra e a estória explora bastante a lavagem cerebral do mundo militar.

Também não é só humor corrosivamente crítico. O enredo se entrelaça com temas profundos como livre-arbítrio ou sua ausência, e propósito humano, além de um tocante retrato de famílias e amizades despedaçadas. Há até intervenção cósmica.

Não sei porque fui demorar tanto pra ler Vonnegut. Talvez tenha o sido o preconceito contra a FC de humor — autor quadrado fazendo piada pra mim é algo difícil.

Já se tornou um de meus autores clássicos prediletos.