Back
Cecília Olliveira: Como nasce um miliciano (Paperback, português language, Bazar do Tempo)

Em um Rio de Janeiro dividido por territórios invisíveis, Cecília Olliveira, um dos principais nomes …

Curto, mas muito relevante

( sol2070.in/2025/07/livro-como-nasce-um-miliciano/ )

No livro-reportagem Como Nasce um Miliciano (2025, 216 pgs), Cecília Oliveira retrata o submundo das milícias cariocas, a partir de uma chacina em 2020, em que um ex-PM, famoso líder miliciano, foi executado.

A reportagem documenta, por exemplo, como a ideia de que milícias detêm um poder paralelo não é exata, já que a participação e cumplicidade de servidores públicos como policiais predomina, além da aliança com políticos, entre outros. Na verdade, cidades e bairros dominadas por essas gangues refletem o próprio Estado.

Narra também como os antigos “esquadrões da morte” foram se adaptando, explorando novas parceiras e setores até o formato atual.

Cheguei no livro por esse episódio do podcast Ilustríssima Conversa, estando mais interessado nas histórias de vidas desses criminosos. Nisso, decepcionou um pouco. A investigação entra pouco em detalhes do tipo. Com a exceção do capítulo final, que comenta a admiração e respeito sociais de que um miliciano goza, sendo esse um fator-chave para que PMs aspirem pela carreira criminosa. Há até quem preste concurso pra policial já sonhando com milícia.

A obra é curta, rápida também na abordagem, levando em conta que é um livro e não uma reportagem noticiosa. Não que desmereça, mas quem esperar uma grandiosa reportagem mais imersiva pode se decepcionar.

Achei particularmente valioso porque há pouca cobertura da mídia sobre essa situação alarmante e distópica.