Territórios em Rebeldia

português language

Published by Elefante.

3 stars (1 review)

Raúl Zibechi é um dos mais importantes pesquisadores das lutas sociais na América Latina, e sua obra expressa uma tradição fundamental do pensamento radical da região, vivamente conectada e vinculada aos territórios e movimentos coletivos. Apesar de sua imensa relevância, apenas uma parte bastante diminuta de sua obra encontra-se publicada em português. A presente coletânea pretende contribuir para começar a sanar essa lacuna editorial no Brasil, mas também fazer reverberar um tipo de intervenção que retoma a hipótese autonomista das lutas, para seguir pensando e caminhando com aquelas e aqueles que resistem em um continente conflagrado pela guerra permanente contra os povos. Não é como intelectual ou ilustre teórico de vanguarda que este escritor, militante e jornalista uruguaio se mostra àqueles que se deparam com seus textos e intervenções. Zibechi nos surge, antes de tudo, por meio dos movimentos que acompanha, por sua cumplicidade junto aos que lutam e pensam …

1 edition

Boa coletânea

3 stars

( sol2070.in/2024/09/livro-territorios-em-rebeldia-raul-zibechi/ )

"Territórios em Rebeldia" (2022) reúne artigos do uruguaio Raúl Zibechi, ativista e autor especialista em movimentos na América Latina. O tema são movimentos radicais populares, mais horizontais e auto-organizados, muitos dos quais Raúl conheceu pessoalmente, além de novos ângulos sobre revolução e anticapitalismo.

Os textos mesclam narrativa, descrição e análise de forma mais fácil de ler. Não é uma obra essencialmente acadêmica.

Gostei especialmente dos mergulhos no movimento zapatista. Também não falta Brasil, incluindo o MST — considerado mais próximo do socialismo libertário, devido à estrutura anti-hierárquica, do que do tradicional.

O que atraiu inicialmente foi esse foco na descentralização. Não decepcionou.

Vale manter em mente que é uma coletânea de artigos variados em temas e ao longo do tempo. Não há tanto a coesão de livros escritos e planejados de forma mais direcionada. Quem esperar por isso, pode se decepcionar.

Subjects

  • revolução,
  • movimentos radicais,
  • América Latina,