Esperava mais
2 stars
Eu preciso dizer que esse livro é super elogiado, eu não gostei.
21x14cm, 304 pages
Português language
Published Nov. 3, 2022 by Intrínseca.
Ópera espacial de Ian Fraser leva o Nordeste para as estrelas em história original, hilária e inesquecívelNuma galáxia muito, muito distante, mais especificamente no planeta Cabula XI, onde os dias duram noventa e seis horas e o ano é 2577, vive um humano de nome Severino Olho de Dendê. No passado, um encontro com a morte lhe tirou quase tudo e levou parte de seu coração. Agora, ao lado do melhor amigo, Bonfim, um alienígena malandro e falastrão, ele trabalha como investigador particular e se entrega à boemia nas horas vagas.Só que Severino não é um investigador comum: no lugar do olho esquerdo, ele tem o Olho de Dendê, um artefato tecnológico extremamente avançado que lhe permite ver os últimos momentos de uma pessoa logo antes de morrer. Quando a história começa, Severino e Bonfim são chamados para investigar um assassinato suspeito que parece esconder motivações escusas da Federação Setentrional, …
Ópera espacial de Ian Fraser leva o Nordeste para as estrelas em história original, hilária e inesquecívelNuma galáxia muito, muito distante, mais especificamente no planeta Cabula XI, onde os dias duram noventa e seis horas e o ano é 2577, vive um humano de nome Severino Olho de Dendê. No passado, um encontro com a morte lhe tirou quase tudo e levou parte de seu coração. Agora, ao lado do melhor amigo, Bonfim, um alienígena malandro e falastrão, ele trabalha como investigador particular e se entrega à boemia nas horas vagas.Só que Severino não é um investigador comum: no lugar do olho esquerdo, ele tem o Olho de Dendê, um artefato tecnológico extremamente avançado que lhe permite ver os últimos momentos de uma pessoa logo antes de morrer. Quando a história começa, Severino e Bonfim são chamados para investigar um assassinato suspeito que parece esconder motivações escusas da Federação Setentrional, organização poderosa que governa a galáxia, e dos Carcarás Carmesins, inspetores a serviço da instituição.Deixemos a dupla de investigadores e viajemos para o planeta Batoidea, onde a capivara geneticamente modificada Antonieta Capitolina Macabéa, uma dedicada Carcará, encontra na cena de um crime, escrito com sangue, um nome que conhece muito bem.Enquanto a vida desfia seu fio, Severino e seus amigos lutam, riem, amam, choram e acertam contas com o passado. Unindo com maestria ficção científica, referências à cultura pop e elementos da vivência nordestina, A vida e as mortes de Severino Olho de Dendê é uma ópera espacial com gostinho de vatapá que celebra o poder da amizade, do amor, da música e da literatura. A edição conta com ilustração de capa e projeto gráfico inspirados em clássicos da ficção científica e pela estética do Movimento Armorial, idealizado pelo escritor e dramaturgo Ariano Suassuna.
Eu preciso dizer que esse livro é super elogiado, eu não gostei.
Ian não cansa de me surpreender! Neste sci-fi com alma, corpo e tempero bem baianos somos levados por uma trama de investigação que traz a tona segredos e fantasmas do passado de Severino enquanto ele se lança numa odisseia espacial contra as poderosas corporações que dominam a galáxia.
O grande destaque são os personagens, cada um é mais marcante que outro e todos tem seus momentos e cenas em que brilham como supernovas. Eu amei a personalidade e aparência do Bonfim, me encantei com a erudição e a habilidade de encontrar as citações certas para todos os momentos da Antonieta, uma cativara geneticamente modificada e com um senso de dever e justiça inigualável. Também gostei de Juá, uma carranca robótica que faz as vezes de guarda costas e auxiliar de Filo, uma paladina do sertão que não deve em nada em valentia a Maria Bonita e por quem Severino se …
Ian não cansa de me surpreender! Neste sci-fi com alma, corpo e tempero bem baianos somos levados por uma trama de investigação que traz a tona segredos e fantasmas do passado de Severino enquanto ele se lança numa odisseia espacial contra as poderosas corporações que dominam a galáxia.
O grande destaque são os personagens, cada um é mais marcante que outro e todos tem seus momentos e cenas em que brilham como supernovas. Eu amei a personalidade e aparência do Bonfim, me encantei com a erudição e a habilidade de encontrar as citações certas para todos os momentos da Antonieta, uma cativara geneticamente modificada e com um senso de dever e justiça inigualável. Também gostei de Juá, uma carranca robótica que faz as vezes de guarda costas e auxiliar de Filo, uma paladina do sertão que não deve em nada em valentia a Maria Bonita e por quem Severino se derrete todo relembrando e reconquistando sua antiga paixão. Severino é o mais complexo deles e aquele que tem o arco mais arredondadinho. Eu adorei ver dele ir de uma fase de morte para alguém disposto a abraçar a vida que ainda lhe resta, saindo assim de uma depressão que lhe roubara quase 10 anos. Ficamos genuinamente felizes por ele
A trama possui ação cinematográfica desenfreada com cortes rápidos, cenas cômicas e outras bastante reflexivas e sensíveis, que te levam aquele lugar de algo a mais e de autoidentificação enebriante. Ian é um poeta e faz mágica com as palavras em alguns momentos!
O livro não é perfeito, às vezes me confundia com a profusão de termos novos pipocando a cada segundo e com as inúmeras gírias e características regionais da cultura baiana. Mas acredito que tudo isso tenha sido um tempero essencial para esta obra e pra tudo aquilo que ela pretendeu e conseguiu ser.
Eu adoraria ler mais aventuras de Severino e sua turma e adoraria também ver mais deste universo baiano em outras mídias. As referencias cinematográficas e musicais dão toda uma atmosfera e colorido pra trama que é inevitável pensar em como seria vê-la transposta para o audiovisual. Quem sabe um dia, em uma galáxia não tão distante assim, ao som da Timbalada...