Jardins de Kensington

21x14cm, 520 pages

Português language

Published Jan. 1, 2007 by Conrad.

ISBN:
978-85-7616-228-5
Copied ISBN!
ASIN:
8576162288

View on OpenLibrary

4 stars (1 review)

Jardins de Kensington é uma combinação entre a misteriosa Inglaterra Vitoriana e a psicodélica Londres dos anos 1960 - dois cenários equivalentes, como um mundo num espelho, onde Rodrigo Fresán, principal revelação na literatura pop latino-americana conta a história do escritor infantil Peter Hook, um filho de hippies obcecado pela biografia do criador de Peter Pan, J. M. Barrie.

O livro se passa em uma única noite, onde Peter Hook, pseudônimo do autor dos livros da série Jim Yang, conta a história de sua própria vida, ao desafortunado Keiko Kai, ator escalado para interpretar o personagem no cinema. Filho de Sebastian Darjeeling Compton-Lowe, líder da fictícia banda inglesa de rock The Beaten (banda inspirada nos roqueiros cabeludos do The Kinks, famosos nos anos 60), Hook passou a infância entre todos os personagens da Swigin London - dos Beatles ao cineasta Michelangelo Antonioni, da modelo Twiggy ao bardo Bob Dylan (que …

1 edition

"Um dia, seu rifle responde, devolvendo-lhe todo seu amor à queima-roupa."

4 stars

Um Borges pop é um epíteto que cabe bem ao também argentino Rodrigo Fresan. Este é o segundo livro dele que leio e mais uma vez ele prova o total domínio das referências reais e fictícias que escolhe como matéria prima numa narrativa vertiginosa capaz de desconstruir e reconstruir passados, presentes e futuros.

Se em O Fundo do Céu tínhamos como pano de fundo a subcultura da literatura de sci-fi, aqui em Jardins de Kensington os ingredientes são um pouco mais mundanos, mas não menos idealistas e variados: a psicodelia musical, o rock, e a contracultura londrina dos anos 1960 costuradas a uma biografia não oficial de J.M. Barrie e ao seu inesquecível habitante da Terra do Nunca, o para sempre criança, Peter Pan.

Entre os muitos temas do livro se destaca a questão das infâncias perenes, tardias ou roubadas em contraponto a vidas adultas igualmente complicadas, socialmente inadequadas ou …