Back
Italo Calvino: As cosmicômicas (Paperback, Português language, 1992, Companhia das Letras) 5 stars

Histórias inspiradas em figuras como Giordano Bruno, Samuel Beckett, Lewis Carrol, Jorge Luis Borges e …

Neste livro o autor cria uma série de histórias, cada uma a partir de um fragmento de texto que apresenta alguma teoria científica, sem deixar claro de onde saíram esses fragmentos. Poderia ser um livro que você lê mais por interesse em como ele foi escrito, mas eu gostei das histórias.

Fica a impressão de ler algo que seria impossível fora do formato escrito, a começar pelo personagem principal, que se chama 'Qfwfq', e que em uma página é um dinossauro que sobreviveu à extinção, em outra pode ser um molusco grudado numa rocha no mar, ou alguma coisa que já existia antes dos planetas se formarem.

No geral as histórias saem de coisas como a formação da atmosfera ou a evolução das espécies para falar de temas humanos como amadurecimento ou relações românticas. É tudo bem fantasioso, e tem alguns momentos bem engraçados, como 'Os anos-luz': o personagem usa um telescópio que vê a cem milhões de anos luz de distância e percebe que alguém em outra galáxia o viu num momento que ele preferia esconder. Então ele começa a viver pensando na imagem de si mesmo que será poderá ser vista nós próximos milhões de anos em galáxias distantes.

Algumas outras que gostei foram "O tio aquático", "Os dinossauros", "A espiral". Recomendo.