User Profile

Mancada

[email protected]

Joined 7 months ago

This link opens in a pop-up window

Mancada's books

To Read

Donna Tartt: A História Secreta (Paperback, Português language, 1995, Companhia das Letras) 4 stars

In a rural Vermont college, a group of Classics students get carried away at a …

Tava ruim, parece que piorou

2 stars

O início desse livro foi dureza. O narrador (Richard) chega na universidade e fica fascinado com um grupinho de pessoas ricas que andam de terno e estudam grego antigo, e faz de tudo pra entrar no tal grupo. Tem uma coisa de classe, porque o Richard é filho de pais que precisam trabalhar, e parece achar que esses colegas ricos do curso de grego tem a vida que ele gostaria de ter.

Pra mim, tudo que ele dizia sobre esses caras que ele achava o máximo só me fez achar eles muito ridículos, fazendo um grande esforço para parecerem desconectados de tudo que acontece no mundo contemporâneo - em certa parte um deles diz que nunca ouviu falar que o homem pisou na lua.

O final também é difícil de engolir, porque aparentemente passaram-se anos, e o Richard (que participou de um assassinato, poderia ter sido preso ou pior) continua …

Raymond Chandler: A Irmã mais nova (Paperback, Português language, 2017, Alfaguara) 5 stars

Seu nome é Orfamay Quest, e ela veio de uma pequena cidade no interior do …

A irmã mais nova

5 stars

Mais uma história do detetive Phillip Marlowe, a quarta que eu li, e tem tudo que se espera dessa série. Dessa vez com personagens do mundo do cinema e pessoas mortas com um picador de gelo.

Marlowe encontra algumas personagens que vão se revelando ao longo do livro como Orfamay (a irmã mais nova) e Gonzalez (uma atriz), e outras que aparecem e somem em seguida, como o agente que representa atrizes e é difícil de alcançar atrás de secretárias e assistentes, ou o dono de estúdio de cinema que conversa com Marlowe casualmente enquanto passeia com os cachorros. Gostei também do detetive da polícia French, que faz um pequeno discurso sobre como é ser policial e ter que lidar com investigador particular escondendo informações.

A história é complicada mas se desenrola no final de forma satisfatória. Bem divertido. Eventualmente pretendo ler os três outros livros que faltam.

Kurt Vonnegut: As Sereias de Tita (Paperback, 2018, ALEPH) 3 stars

Começa com um cara rico que manda fazer um foguete e vai pro espaço, uns nomes engraçados tipo "infundíbulo" e parece que vai ser uma história de aventura que passa por vários planetas. Mas é uma história de guerra e outros tipos de violência, de pessoas sendo manipuladas para fazerem coisas horríveis. Um guia depressivo das galáxias.

Shirley Jackson: A loteria e outros contos (Paperback, Português language, 2022, Alfaguara) 4 stars

Única coletânea publicada enquanto Shirley Jackson ainda era viva, A loteria e outros contos traz …

Nesses contos a autora apresenta cenas e personagens que geram sempre uma sensação de desconforto, às vezes com a morte, e outras vezes de coisas mais comuns, como se sentir enganado ou usado. Na maior parte as personagens são mulheres.

Algumas histórias ficaram na minha cabeça por dias, outras meio que esqueci rápido, e acho que varia da experiência prévia de cada leitor o que marca mais. Meus preferidos foram "A loteria", "Charles", "Como mamãe fazia".

Ray Bradbury: O homem ilustrado (Paperback, Portuguese language, 2020, Biblioteca Azul) 4 stars

Um homem sem nome e sem destino encontra um misterioso andarilho à beira da estrada. …

Tem muitas ideias boas nesse livro

4 stars

Aparentemente Bradbury ficou obcecado por Marte e viagens de foguete. Nas histórias que estão neste livro ele vai falar de vários assuntos e em muitas delas construindo narrativas que se passam no planeta Marte ou em viagens espaciais, e às vezes achei que deu muito certo, outras vezes nem tanto.

"O homem do foguete" é um dos casos que achei que o tema foi bem aplicado, mostrando uma família cujo pai passa meses viajando a trabalho, e quando volta não consegue estabelecer uma ligação com a esposa e filho. Acho que dá pra pensar em histórias de imigração, em que a pessoa se sente estrangeira tanto em casa como no outro país, ou também nas histórias de guerra em que o soldado quer voltar pra casa, mas quando volta não se adapta e acaba querendo ir pra guerra outra vez. Esse conto também serviu de inspiração pra música do Elton …

Emily St. John Mandel: Estação Onze (Paperback, Português language, 2015, Intrínseca) 5 stars

Estação Onze é excelente

5 stars

Não conhecia a autora desse livro, e antes de começar a ler só sabia que na história acontece uma pandemia que mata uma boa parte da população do mundo.

O livro já capturou minha atenção no primeiro capítulo e a partir daí mantém o ritmo bom. Não que avance a história sem parar, na verdade a autora vai contar a história fazendo saltos no tempo, entre o antes da pandemia e o depois, e a narração acompanha acontecimentos nas vidas de algumas pessoas, cujas histórias acabam se cruzando em vários momentos.

Além desses saltos de tempo e ponto de vista, há outras características comuns na literatura contemporânea, como as menções a cultura pop que as personagens vão trazendo quando relembram o passado ou encontram objetos antigos, a história dentro da história (uma história em quadrinhos), o uso do texto em forma de entrevista em alguns pontos.

Apesar disso não é …

John Fante: O vinho da juventude (Paperback, José Olympio) No rating

Esse livro reúne contos inspirados na vida do próprio autor, de um família de imigrantes italianos, católicos, vivendo nos EUA. No início o personagem é criança, o pai e a mãe aparecem bastante, e também a escola de freiras. Mais pro fim ele já está um pouco mais velho e saiu da casa dos pais.

Algumas histórias são engraçadas, como as que mostram o menino num ciclo de fazer ago errado, perceber que cometeu um pecado mortal e se desesperar, se arrepender e confessar ao padre, se sentir aliviado e começar de novo. Alguns dos contos que eu gostei mais foram "Um de nós" (triste), e "Uma esposa para Dino Rossi" (esse faz passar raiva, rir, ficar triste).

Não é o tipo de livro que eu costumo procurar, as histórias de família que me chamam atenção geralmente tem pelo menos um fantasma ou um envenenamento. Mas eu gostei, fui lendo …