Reviews and Comments

Mancada

[email protected]

Joined 9 months, 3 weeks ago

This link opens in a pop-up window

Dennis Lehane: Um drink antes da guerra (Paperback, Português language, 2001, Companhia das Letras) No rating

A estreia de uma formidável dupla de detetives: Patrick Kenzie e Angie Gennaro, versão mais …

Tenho lido alguns livros de detetive particular americanos, e uma coisa que notei é que nos livros dos anos 1940, tipo Raymond Chandler, sempre aparecem os personagens sendo racistas, machistas . Nesse aqui, que já é de uns 50 anos mais tarde, aparecem as mesmas coisas, só que dessa vez tem personagens falando "isso é racismo", tem um dos os personagens principais sendo criticado e revendo seu próprio comportamento no relacionamento com uma amiga, tem até uma hora em que um cara explica pro outro por que é importante considerar o assassinato de uma pessoa negra por uma pessoa branca como uma questão racial. É interessante pensar como os autores foram tratando os problemas sociais dentro desse tipo de obra e desse gênero específico ao longo dos anos.

Ray Bradbury: A morte é um negócio solitário (Paperback, Português language, Biblioteca Azul) No rating

O autor de Fahrenheit 451 constrói um romance policial sobre um jovem escritor cujos amigos …

Soft boiled

No rating

A contracapa deste livro diz que é uma história de crimes e mistérios com um toque de literatura fantástica, então achei que iria gostar. Começa com um jovem escritor, inspirado no próprio Bradbury, que escuta a frase "a morte é um negócio solitário" e fica com isso na cabeça. Quando algumas pessoas velhas ou solitárias começam a morrer ou a sumir do lugar onde esse escritor vive, ele vê um mistério e resolve investigar.

Apesar da dedicatória do livro a Raymond Chandler, Ross Macdonald, Dashiel Hammet e James M. Cain, o escritor/investigador não tem nada de Marlowe ou de Continental Op. É uma pessoa sensível, sonhadora, nada hard boiled, e o mais perto de femme fatale que aparece aqui é uma senhora.

Além dele, outros personagens interessantes são o detetive da polícia que vive numa casa que parece uma selva, o barbeiro que não sabe cortar cabelo e que sempre …

Italo Calvino: As cosmicômicas (Paperback, Português language, 1992, Companhia das Letras) 5 stars

Histórias inspiradas em figuras como Giordano Bruno, Samuel Beckett, Lewis Carrol, Jorge Luis Borges e …

Neste livro o autor cria uma série de histórias, cada uma a partir de um fragmento de texto que apresenta alguma teoria científica, sem deixar claro de onde saíram esses fragmentos. Poderia ser um livro que você lê mais por interesse em como ele foi escrito, mas eu gostei das histórias.

Fica a impressão de ler algo que seria impossível fora do formato escrito, a começar pelo personagem principal, que se chama 'Qfwfq', e que em uma página é um dinossauro que sobreviveu à extinção, em outra pode ser um molusco grudado numa rocha no mar, ou alguma coisa que já existia antes dos planetas se formarem.

No geral as histórias saem de coisas como a formação da atmosfera ou a evolução das espécies para falar de temas humanos como amadurecimento ou relações românticas. É tudo bem fantasioso, e tem alguns momentos bem engraçados, como 'Os anos-luz': o personagem usa …

Donna Tartt: A História Secreta (Paperback, Português language, 1995, Companhia das Letras) 4 stars

In a rural Vermont college, a group of Classics students get carried away at a …

Tava ruim, parece que piorou

2 stars

O início desse livro foi dureza. O narrador (Richard) chega na universidade e fica fascinado com um grupinho de pessoas ricas que andam de terno e estudam grego antigo, e faz de tudo pra entrar no tal grupo. Tem uma coisa de classe, porque o Richard é filho de pais que precisam trabalhar, e parece achar que esses colegas ricos do curso de grego tem a vida que ele gostaria de ter.

Pra mim, tudo que ele dizia sobre esses caras que ele achava o máximo só me fez achar eles muito ridículos, fazendo um grande esforço para parecerem desconectados de tudo que acontece no mundo contemporâneo - em certa parte um deles diz que nunca ouviu falar que o homem pisou na lua.

O final também é difícil de engolir, porque aparentemente passaram-se anos, e o Richard (que participou de um assassinato, poderia ter sido preso ou pior) continua …

Raymond Chandler: A Irmã mais nova (Paperback, Português language, 2017, Alfaguara) 5 stars

Seu nome é Orfamay Quest, e ela veio de uma pequena cidade no interior do …

A irmã mais nova

5 stars

Mais uma história do detetive Phillip Marlowe, a quarta que eu li, e tem tudo que se espera dessa série. Dessa vez com personagens do mundo do cinema e pessoas mortas com um picador de gelo.

Marlowe encontra algumas personagens que vão se revelando ao longo do livro como Orfamay (a irmã mais nova) e Gonzalez (uma atriz), e outras que aparecem e somem em seguida, como o agente que representa atrizes e é difícil de alcançar atrás de secretárias e assistentes, ou o dono de estúdio de cinema que conversa com Marlowe casualmente enquanto passeia com os cachorros. Gostei também do detetive da polícia French, que faz um pequeno discurso sobre como é ser policial e ter que lidar com investigador particular escondendo informações.

A história é complicada mas se desenrola no final de forma satisfatória. Bem divertido. Eventualmente pretendo ler os três outros livros que faltam.

Kurt Vonnegut: As Sereias de Tita (Paperback, 2018, ALEPH) 3 stars

Começa com um cara rico que manda fazer um foguete e vai pro espaço, uns nomes engraçados tipo "infundíbulo" e parece que vai ser uma história de aventura que passa por vários planetas. Mas é uma história de guerra e outros tipos de violência, de pessoas sendo manipuladas para fazerem coisas horríveis. Um guia depressivo das galáxias.

Shirley Jackson: A loteria e outros contos (Paperback, Português language, 2022, Alfaguara) 4 stars

Única coletânea publicada enquanto Shirley Jackson ainda era viva, A loteria e outros contos traz …

Nesses contos a autora apresenta cenas e personagens que geram sempre uma sensação de desconforto, às vezes com a morte, e outras vezes de coisas mais comuns, como se sentir enganado ou usado. Na maior parte as personagens são mulheres.

Algumas histórias ficaram na minha cabeça por dias, outras meio que esqueci rápido, e acho que varia da experiência prévia de cada leitor o que marca mais. Meus preferidos foram "A loteria", "Charles", "Como mamãe fazia".

Ray Bradbury: O homem ilustrado (Paperback, Portuguese language, 2020, Biblioteca Azul) 4 stars

Um homem sem nome e sem destino encontra um misterioso andarilho à beira da estrada. …

Tem muitas ideias boas nesse livro

4 stars

Aparentemente Bradbury ficou obcecado por Marte e viagens de foguete. Nas histórias que estão neste livro ele vai falar de vários assuntos e em muitas delas construindo narrativas que se passam no planeta Marte ou em viagens espaciais, e às vezes achei que deu muito certo, outras vezes nem tanto.

"O homem do foguete" é um dos casos que achei que o tema foi bem aplicado, mostrando uma família cujo pai passa meses viajando a trabalho, e quando volta não consegue estabelecer uma ligação com a esposa e filho. Acho que dá pra pensar em histórias de imigração, em que a pessoa se sente estrangeira tanto em casa como no outro país, ou também nas histórias de guerra em que o soldado quer voltar pra casa, mas quando volta não se adapta e acaba querendo ir pra guerra outra vez. Esse conto também serviu de inspiração pra música do Elton …

Emily St. John Mandel: Estação Onze (Paperback, Português language, 2015, Intrínseca) 4 stars

Estação Onze é excelente

5 stars

Não conhecia a autora desse livro, e antes de começar a ler só sabia que na história acontece uma pandemia que mata uma boa parte da população do mundo.

O livro já capturou minha atenção no primeiro capítulo e a partir daí mantém o ritmo bom. Não que avance a história sem parar, na verdade a autora vai contar a história fazendo saltos no tempo, entre o antes da pandemia e o depois, e a narração acompanha acontecimentos nas vidas de algumas pessoas, cujas histórias acabam se cruzando em vários momentos.

Além desses saltos de tempo e ponto de vista, há outras características comuns na literatura contemporânea, como as menções a cultura pop que as personagens vão trazendo quando relembram o passado ou encontram objetos antigos, a história dentro da história (uma história em quadrinhos), o uso do texto em forma de entrevista em alguns pontos.

Apesar disso não é …

John Fante: O vinho da juventude (Paperback, José Olympio) No rating

Esse livro reúne contos inspirados na vida do próprio autor, de um família de imigrantes italianos, católicos, vivendo nos EUA. No início o personagem é criança, o pai e a mãe aparecem bastante, e também a escola de freiras. Mais pro fim ele já está um pouco mais velho e saiu da casa dos pais.

Algumas histórias são engraçadas, como as que mostram o menino num ciclo de fazer ago errado, perceber que cometeu um pecado mortal e se desesperar, se arrepender e confessar ao padre, se sentir aliviado e começar de novo. Alguns dos contos que eu gostei mais foram "Um de nós" (triste), e "Uma esposa para Dino Rossi" (esse faz passar raiva, rir, ficar triste).

Não é o tipo de livro que eu costumo procurar, as histórias de família que me chamam atenção geralmente tem pelo menos um fantasma ou um envenenamento. Mas eu gostei, fui lendo …

Shirley Jackson: Sempre vivemos no castelo (Paperback, Português language, Alfaguara) 4 stars

Com um humor macabro, Sempre vivemos no castelo conta a história deliciosamente sombria da família …

Um dos meus preferidos deste ano

5 stars

A história é contada pela Mary Katherine (Merricat) e os primeiros capítulos mostram como essa família Blackwood vive numa grande propriedade cercada, isolada do vilarejo vizinho. A Merricat é hostilizada quando vai ao vilarejo, mas faz questão de sentar para tomar um café para mostrar que não está com medo. Ao mesmo tempo que nós vemos as pessoas do lugar sendo agressivas na cena do café e nas brincadeiras das crianças, os pensamentos da narradora também vão se revelando nos comentários de como ela imagina todos apodrecendo por dentro e morrendo, e se imagina andando sobre os seus corpos.

Essa hostilidade aparentemente acaba do lado de dentro da cerca, no ambiente isolado da casa em que vive com a irmã, o tio e o gato, e que ela protege com palavras mágicas e objetos enterrados. É como se a família estivesse isolada no espaço da propriedade e também no tempo, …

Stephen King: Tudo é eventual (Paperback, Portuguese language, 2013, Suma) 3 stars

Seja escrevendo sobre encontros com os mortos ou sobre medos mais cotidianos, Stephen King consegue …

Uma coletânea com alguns pontos fortes

3 stars

Nessa coletânea estão 14 histórias curtas, a maioria com temáticas de terror ou suspense. Junto com cada conto vem uma nota do autor. Alguns contos contém descrições de morte, tortura, e violência em geral e eu entendo quem prefere passar longe disso.

Uma que eu gostei foi o "Homem do terno preto", em que o narrador é um homem de 90 anos, sentindo a morte chegar, resolve escrever sobre uma lembrança de quando era criança, que é o dia em que saiu pra pescar e encontrou o tal homem de terno preto na beira de um rio. É uma boa história de terror, e parece mesmo uma história que poderia ser contada por alguém que viveu nesse ambiente rural no início do século XX.

Outros bons são 1.408 (já adaptado em filme), que é uma história de quarto assombrado e tem um bom suspense antes de chegar ao quarto 1.408 …

Raymond Chandler, Raymond Chandler: Adeus, minha querida (Paperback, Portuguese language, Alfaguara) 5 stars

Durante um de seus casos de rotina, o detetive Philip Marlowe se envolve acidentalmente com …

Adeus, minha querida

5 stars

Publicada pela primeira vez em 1940, o enredo se passa em Bay City, Califórnia. Entre mansões em encostas com vista para o Pacífico e cassinos flutuantes está o clima ideal para assassinatos, chantagem, policiais racistas e corruptos, e um detetive particular tentando resolver crimes.

"Depois de algum tempo já me sentia melhor, mas não muito. Precisava de um drinque, precisava de uma porção de seguros de vida, precisava de umas férias, precisava de uma casa no campo. O que eu tinha era um sobretudo, um chapéu e uma arma. Coloquei os três e saí."

Assim como nos outros livros do autor, apesar de ser uma história de investigação você pode saber como acaba e mesmo assim voltar a ler o livro e aproveitar, pela ambientação, diálogos, personagens. Tem cenas muito boas com personagens que aparecem pouco, como a vizinha fofoqueira que vira informante e o médico da clínica clandestina. Os …