Meu conhecimento da mesa como um objeto físico, ao contrário, não é um conhecimento direto. Como é, é obtido através da familiaridade com os dados dos sentidos que compõem a aparência da mesa. Vimos que é possível, sem absurdo, duvidar se há uma mesa ou não, enquanto não é possível duvidar dos dados dos sentidos. Meu conhecimento da mesa é do tipo que chamaremos de "conhecimento por descrição". A mesa é "o objeto físico que causa tais dados dos sentidos". Isso descreve a mesa por meio dos dados dos sentidos. Para saber qualquer coisa sobre a mesa, devemos conhecer verdades que a conectam com coisas com as quais temos familiaridade: devemos saber que "tais dados dos sentidos são causados por um objeto físico". Não há estado mental em que estamos diretamente conscientes da mesa; todo nosso conhecimento da mesa é realmente conhecimento de verdades, e a própria coisa que é a mesa não é, estritamente falando, conhecida por nós. Conhecemos uma descrição e sabemos que existe apenas um objeto ao qual essa descrição se aplica, embora o objeto em si não seja diretamente conhecido por nós. Nesse caso, dizemos que nosso conhecimento do objeto é conhecimento por descrição.