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Theodor W. Adorno, Max Horkheimer: Temas Básicos da Sociologia (Cultrix) No rating

O tema do indivíduo é relativamente raro na Sociologia. De um modo geral, ela dedica-se ao estudo das "relações entre indivíduos", dos grupos, classes e instituições sociais, e a sua tendência é para considerar o indivíduo um dado irredutível confiando a sua análise à Biologia, à Psicologia e à Filosofia. [...] Desde o seu aparecimento, o conceito de indivíduo quis sempre designar algo concreto, fechado e auto-suficiente, uma unicidade que se caracteriza por propriedades peculiares que só a ele se aplicam. [...] A vida humana é essencialmente e não por mera casualidade convivência. Com esta afirmação, põe-se em dúvida o conceito do indivíduo como unidade social fundamental. [...] Mesmo antes de ser indivíduo o homem é um dos semelhantes, relaciona-se com os outros antes ao se referir explicitamente ao eu; é um momento das relações em que vive, antes de poder chegar, finalmente, à autodeterminação [...] A definição do homem como pessoa implica que, no âmbito das condições sociais em que vive e antes de ter consciência de si, o homem deve sempre representar determinados papéis como semelhante de outros. Em conseqüência desses papéis e em relação com os seus semelhantes, ele é o que é: filho de uma mãe, aluno de um professor, membro de uma tribo, praticante de uma profissão. Assim, essas relações não são, para ele, algo extrínseco mas relações em que se determina a seu próprio respeito, como filho, aluno ou o que for. Quem quisesse prescindir desse caráter funcional da pessoa, para procurar em cada um o seu significado único e absoluto, não conseguiria chegar ao indivíduo puro, em sua singularidade indefinível, mas apenas a um ponto de referência sumamente abstrato que, por seu turno, adquiriria significado em relação ao contexto social entendido como principio abstrato da unidade da sociedade. inclusivamente, a pessoa é, como entidade biográfica, uma categoria social. Ela só se define em sua correlação vital com outras pessoas o que constitui, precisamente, o seu caráter social. A sua vida só adquire sentido nessa correlação, com condições sociais específicas; e só em relação ao contexto é que a máscara social do personagem também é um indivíduo.

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