Miguel Medeiros quoted Nutricionismo by Gyorgy Scrinis
O nutricionismo forneceu um poderoso quadro conceitual para a transformação de nutrientes e de conhecimentos nutricionais em produtos alimentares comercializáveis, bem como para a comoditização das práticas de produção e consumo de alimentos. Os fabricantes constroem uma fachada nutricional em torno de um produto alimentar e promovem, assim, alguns dos nutrientes desse produto.12 Essa fachada distrai a atenção dos consumidores quanto a ingredientes, aditivos e técnicas de processamento utilizados na produção. Por exemplo, cereais matinais altamente refinados, com 38% de açúcar, como o Choco Krispies, são anunciados como uma “boa fonte de vitamina D”. A promoção de benefícios nutricionais, aliás, é comum entre os fabricantes de cereais.13 Desde meados da década de 1990, nos Estados Unidos e em outros países, órgãos governamentais reguladores têm permitido que vários tipos de afirmações diretas de benefícios à saúde apareçam nos rótulos e nos anúncios dos alimentos — incluindo alegações de funcionalidade, como “o cálcio ajuda a construir ossos fortes”, e alegações de prevenção de doenças, como a de que a fibra solúvel da aveia reduz o risco de doenças cardíacas.
— Nutricionismo by Gyorgy Scrinis (Page 33 - 34)