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Etienne Gilson: O tomismo (Paperback, Português language, WMF Martins Fontes) No rating

A obra O tomismo – Introdução à filosofia de Santo Tomás de Aquino, de Étienne …

Consideremos as coisas sensíveis, único ponto de partida possível para uma demonstração da existência de Deus. Constatamos nelas uma ordem de causas eficientes. Por outro lado, não se encontra e não se pode encontrar um ente que seja causa eficiente de si mesmo. Sendo a causa necessariamen-te anterior a seu efeito, um ente que fosse sua própria causa eficiente deveria ser anterior a si mesmo, o que é impossível. Além disso, é impossível recuar ao infinito na série das causas eficientes ordenadas. Já constatamos, com efeito, que há uma ordem das causas motoras, isto é, que elas são dispostas de tal maneira que a primeira é causa da segunda; e a segunda, da última. Essa afirmação permanece verdadeira para as causas eficientes, quer se trate de uma única causa intermediária ligando a primeira à última ou de uma pluralidade de causas intermediárias. Nos dois casos, independentemente do número de causas intermediárias, é a primeira causa que é a causa do último efeito, de modo que, se se suprime a primeira causa, suprime-se o efeito, além do fato de que, se não há primeiro termo nas causas eficientes, também não haverá intermediário nem último. Ora, se houvesse uma série infinita de causas assim ordenadas, não haveria nem causas eficientes intermediárias, nem último efeito. Mas nós constatamos no mundo que há tais causas e tais efeitos; é, portanto, necessário afirmar uma Causa Eficiente primeira a que todos chamam Deus. O texto da prova do Contra os gentios é quase idêntico ao da Suma de teologia; as diferenças estão apenas no modo de expressão, donde ser inútil insistir nelas.

O tomismo by  (Page 78)