Miguel Medeiros quoted O tomismo by Etienne Gilson
As cinco vias são essencialmente metafisicas, pois o ente divino cuja existência elas levam a afirmar encontra-se para além da Natureza da qual ele é a causa. Por outro lado, cada uma dessas provas distingue-se das outras por partir de uma experiência física distinta: a motricidade, a causalidade eficiente, a contingência do relativo em relação ao absoluto, o fim como causa do meio. Cada uma dessas vias apresenta-se como distinta das outras, e cada uma o é de fato; cada uma delas leva a afirmar a existência de um ente tal que, se existe, não se pode negar que seja aquele a quem todos chamam de Deus. Notemos, entretanto, que, se o Primeiro Motor é Deus, se a Causa Primeira é Deus, se o Primeiro Necessário é Deus, e assim por diante, não poderíamos dizer sem mais: "Deus é o Primeiro Motor, Deus é a Causa Primeira, Deus é o Primeiro Necessário". Com efeito, se não houvesse nenhum movimento, nenhum ente causado, nenhum participante, Deus não seria menos Deus. Toda prova da existência de Deus fundada sobre um dado da experiência sensível pressupõe a existência do mundo, que nada obrigava Deus a criar. Todos esses aspectos do ente sensível requerem sua causa primeira, donde as vias que conduzem a Deus serem diferentes. Por outro lado, pode-se já pressentir que essa causa é a mesma, e Santo Tomás não deixará de estabelecê-lo a seu tempo, mas seus intérpretes são apressados, o que os faz, às vezes, queimar etapas da investigação metafisica e procurar combinar as cinco vias em uma só ou de maneira a mostrar que elas não constituem senão uma"
— O tomismo by Etienne Gilson (Page 94)