Back
Evanildo Bechara: Moderna Gramática Portuguesa (Hardcover, Português language, 2024, Nova Fronteira) No rating

Com mais de meio milhão de exemplares vendidos apenas nas duas últimas edições, a Moderna …

Assim se chama o seguimento imediato de duas ou mais consoantes de um mesmo vocábulo. Há encontros consonânticos pertencentes a uma sílaba, ou a sílabas diferentes: li-vro; blu-sa; pro-sa; cla-mor; rit-mo; pac-to; af-ta, ad-mi-tir. O encontro consonantal /ks/ é representado graficamente pela letra x: anexo, fixo. A esta representação se dá o nome de dífono. São mais raros em nossa língua os seguintes encontros consonânticos existentes em vocábulos eruditos. Estes encontros são separáveis, salvo os que parecem no início de vocábulos:

[bd]: lamb-da [ft]: af-ta [bs]: ab-so-lu-to [pn]: pneu, pneu-má-ti-co [kk]: sec-ção [ps]: psi-co-lo-gi-a [dm]: ad-mi-tir [pt]: ap-to [gn]: dig-no [stm]: ist-mo [mn]: mne-mô-ni-co [tn]: ét-ni-co

No português brasileiro, há tendência para inclusão de uma vogal epentética [ 24 ] entre as consoantes desses encontros, de que decorrem as pronúncias “abisoluto”, adimitir”, “díguino”, “adivogado”, etc. Cumpre atentar para a pronúncia padrão quando mais adequada à situação discursiva. O desejo de corrigir o engano leva muitas vezes à omissão indevida davogal de certos vocábulos: adivinhar e não advinhar, subentender e não subtender.

Moderna Gramática Portuguesa by  (Page 83 - 84)