Miguel Medeiros quoted Hegelianismo by Robert Sinnerbrink (Pensamento Moderno)
Esta primeira categoria é a categoria do ser puro: “o imediato indeterminado”, ser imediato livre de qualquer determinação ou distinção. Ser puro é simplesmente outro termo para “o que é”; tudo quanto seja pensado em algum sentido é, ou seja, pressupõe a categoria do “ser puro”, ser desprovido de qualquer conteúdo definido. O verbo “ser” é um pressuposto indeterminado imediato do pensamento como tal. Mas esta pura indeterminação também é o que torna o “ser” indistinguível do “nada”. Ambos, o ser e o nada, são definidos pela pura indeterminação; no entanto, o ser e o nada são categorias ao mesmo tempo distintas em significado. Nós obviamente denotamos coisas diferentes por “ser” e “nada”, mas esta diferença não pode realmente ser articulada por meio dessas categorias mesmas: “Que aqueles que insistem que o ser e o nada são diferentes resolvam o problema de afirmar em que a diferença consiste” (SL: 92). O conflito entre estas categorias – como indistinguíveis embora de significados opostos – só pode ser resolvido movendo-se para uma categoria “superior”, mais complexa, que abrange o movimento entre o ser e o nada. Esta categoria é o devir, que incorpora o desaparecimento do ser no nada e do nada no ser, como momentos ou aspectos do seu movimento “suspensos” (cancelados, embora preservados).
O próprio devir, no entanto, é uma categoria instável, que sofre uma transformação no seu significado. A instabilidade entre os momentos de vir a ser e de deixar de ser deve ser estabilizada dentro de uma categoria mais complexa, que incorpore a diferença negativa entre o ser e o nada dentro de uma unidade “superior”. Isto é alcançado na categoria do ser determinado. Hegel chama este movimento das categorias do ser e do nada para as do devir e do ser determinado de um caso exemplar do movimento de Aufhebung (suprassunção ou sublação). Este é um dos conceitos de assinatura de Hegel, um conceito que define o pensamento especulativo hegeliano. A palavra alemã aufheben é de uso corrente, mas ela expressa significados opostos: cancelar, eliminar, mas também preservar ou levar a um nível mais elevado. Neste caso, os momentos do ser e do nada são ambos cancelados e preservados como aspectos do devir, e estes momentos “suspensos” de devir são por sua vez transformados nos momentos de uma coisa e outra dentro da unidade mais complexa do ser determinado.
Hegel continua o desenvolvimento dialético das categorias na transição da lógica do ser para a lógica da essência. Nós temos visto como há uma simples transição ou passagem do “ser” para o “Nada”: o ser passa ao nada, os quais são ambos suprassumidos pela categoria do devir, sendo esta última suprassumida pelo ser determinado, e assim por diante. Aqui as categorias do ser tentam, embora falhem, resolver o conflito entre imediatez e determinação (que é a razão pela qual o ser puro acaba transformado em ser determinado).
— Hegelianismo by Robert Sinnerbrink (Pensamento Moderno) (Page 42 - 44)