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Byung-Chul Han: O espírito da esperança (Portuguese language, Editora Vozes) No rating

Em um mundo repleto de desafios, crises e incertezas, o filósofo Byung-Chul Han nos convida …

A esperança também precisa ser diferenciada do “pensamento positivo” e da “psicologia positiva”. Em rejeição à psicologia do sofrimento, a psicologia positiva tenta se ocupar exclusivamente com o bem-estar e a felicidade. Pensamentos negativos devem ser imediatamente substituídos por pensamentos positivos; portanto, o objetivo da psicologia positiva é aumentar a felicidade. Aspectos negativos da vida são completamente desconsiderados e o mundo é representado como um grande armazém, onde obtemos tudo o que pedimos. Segundo a psicologia positiva, cada um é o único responsável por sua própria felicidade. O culto à positividade faz com que pessoas que estejam passando por um mau momento se culpem, em vez de responsabilizar a sociedade por seu sofrimento. Reprime-se o fato de que o sofrimento sempre é socialmente mediado. A psicologia positiva psicologiza e privatiza o sofrimento, deixando intocado o contexto de ofuscação social que causa o sofrimento. O culto à positividade isola as pessoas, torna-as egoístas e desmantela a empatia, porque as pessoas não se interessam mais pelo sofrimento dos outros. Cada um está preocupado apenas consigo mesmo, com sua própria felicidade, com seu próprio bem-estar. O culto à positividade no regime neoliberal dessolidariza a sociedade. Ao contrário do pensamento positivo, a esperança não vira as costas para as negatividades da vida. Ela permanece ciente delas. Além disso, ela não isola as pessoas, mas as conecta e reconcilia. O sujeito da esperança é um nós.

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