Back
Stenio Gardel: A Palavra que Resta (português language, Companhia das Letras) 5 stars

Neste primoroso romance de estreia, acompanhamos a trajetória de Raimundo, homem analfabeto que na juventude …

Romance gay poderoso

5 stars

( sol2070.in/2025/02/livro-a-palavra-que-resta/ )

"A Palavra que Resta" (2021, 160 pgs), de Stenio Gardel, foi uma das melhores histórias de romance que já li. Sobre a traumática união de dois adolescentes gays em um sertão nordestino antigo.

Devido ao preconceito ainda mais brutalizado do local, a relação termina de modo traumatizante. Muitas décadas depois, Raimundo, o protagonista já idoso, relembra o primeiro amor, guardando uma carta do parceiro que nunca pôde ler por ser analfabeto. Durante o tempo que estuda para conseguir ler e escrever, agora na velhice, vai rememorando as dolorosas condições que o forçaram a se exilar e a se esconder.

Apesar da centralidade do trágico amor, o romance versa profundamente sobre opressão social e familiar, sobre o amordaçamento de impulsos, sentimentos e da própria vida, e sobre a perpetuação do ciclo de violência associado.

O tom trágico termina contrabalanceado pela terna amizade de Raimundo com Suzzanný, personagem-chave ligada também à sua pacificação interior.

A lírica da prosa evoca uma beleza marcante.

A estrutura é pouco convencional, com fluxos de consciência por vezes caóticos — talvez mimetizando a mente do protagonista — que chegam a interromper diálogos, mas que produzem um efeito impactante, inseparável da história.

A tradução para o inglês ganhou o National Book Award, uma das maiores premiações literárias nos EUA, em 2023.

Clube Esse foi o livro que lemos no clube de leitura Contracapa na primeira quinzena de fevereiro. A apreciação conjunta expandiu bastante meu entendimento da obra e dessas questões. Estamos lendo agora "A Extinção das Abelhas" (2021), de Natálias Borges Polesso. Caso queira participar, contate: clubeleitura.fillout.com/participar .