Back
Carol Bensimon: O Clube dos Jardineiros de Fumaça (Portuguese language, 2017, Companhia das Letras) 4 stars

Ambientado na Califórnia e tendo como pano de fundo a descriminalização da maconha, O clube …

Ótima ficção realista brasileira (só que nos EUA)

4 stars

( sol2070.in/2025/04/livro-clube-dos-jardineiros-de-fumaca/ )

"O Clube dos Jardineiros de Fumaça" (2017, 392 pgs), de Carol Bensimon, é um romance realista em torno de um brasileiro morando no norte da Califórnia, em meio a plantações ilegais de maconha.

Ganhou o Prêmio Jabuti de melhor romance em 2018.

Tinha me interessado pela sinopse, que o resume como “um retrato magistral da geração hippie”. A descrição é pouco fiel. Felizmente. Na verdade, é muito mais sobre a minha geração, a que curtiu à adolescência no final dos anos 90 em meio a rock alternativo e maconha. As referências musicais — como Mazzy Star — encheram-me de nostalgia, além da erva.

O protagonista Arthur é um professor dessa idade que termina na Califórnia, depois de ser demitido no Brasil por cultivar maconha para aliviar os sintomas da quimioterapia da mãe. Conhece um hippão velho e a narrativa adentra um pouco a vida de personagens-chave na luta pela descriminalização da cannabis.

A estória se passa na véspera da legalização do consumo recreativo na Califórnia, em 2016. Apesar de, na época, o uso medicinal já estar regularizado, ainda abundavam plantações ilegais, já que a erva ilegal é mais barata que a oficial — esse cenário dura até hoje.

Adorei ter descoberto a autora, que mantém uma ótima newsletter, e vou procurar seus outros livros.