Pietro reviewed The Honjin Murders by Seishi Yokomizo (Detective Kosuke Kindaichi, #1)
Talvez mais importante por introduzir o "Hercule Poirot" japonês, Kosuke Kindaichi, do que pelo mistério em si
3 stars
A premissa é excelente: dois corpos são descobertos trancados em um casebre, e a única maneira de trancá-lo é por dentro. Mesmo parecendo impossível fugir da cena do crime, o assassino não é encontrado. Não só isso, a catana usada no crime é achada cravada no chão coberto de neve ao lado do casebre, mas nenhuma pegada é encontrada. Teria o assassino se transformado num fantasma e fugido?
A leitura pode ser um pouco cansativa para aqueles pouco versados em cultura tradicional japonesa, como eu. Por muitas vezes tive que pausar a leitura para pesquisar no Google Imagens o que era um amado, um engawa ou um koto. Por isso me interessei pela adaptação para cinema da obra de 1975, que ajuda a visualizar um pouco o cenário, além de ajudar a construir a atmosfera. Assisti os primeiros 25 minutos: até a descoberta dos corpos, que acontece cedo no livro.
Ao fim do livro, achei as revelações fracas, não me causaram choque ou espanto. Uma outra obra que conseguiu não só me deixar de queixo caído, mas quase caído da cadeira também, é The Decagon House Murders, parte da mesma escola literária, e publicada pela mesma editora.