Reviews and Comments

Vítor

[email protected]

Joined 2 years ago

This link opens in a pop-up window

reviewed O avesso da pele by Jeferson Tenório

Jeferson Tenório: O avesso da pele (2020, Companhia das Letras) 5 stars

Um romance sobre identidade e as complexas relações raciais, sobre violência e negritude, O avesso …

Review of 'O avesso da pele' on 'Goodreads'

5 stars

Este é um romance maravilhoso, Jeferson Tenório constrói um protagonista tão real, realista, completo e complexo, que no final do livro sentimos que de facto o conhecemos pelo avesso da pele.

Um romance também sobre ser negro em Porto Alegre (sul do Brasil e a região mais branca do país), mas que recusa uma visão única sobre o tema, cada personagem acrescenta o seu ângulo e experiência e o do protagonista não é estanque, o que acrescenta riqueza e verosimilhança ao romance.

Prémio Jabuti 2021, o mais importante prémio literário brasileiro, e ao qual devíamos dar muito mais atenção em Portugal, que o Booker já recebe de sobra.

reviewed Raízes by Ana Sofia Fonseca (Retratos da Fundação)

Ana Sofia Fonseca: Raízes (Portuguese language, 2016, Fundação Francisco Manuel dos Santos) 4 stars

Review of 'Raízes' on 'Goodreads'

4 stars

Um bom retrato das hortas urbanas em Lisboa e Porto, da varanda de gente rica às hortas como projeto social para pessoas sem-abrigo ou o último pastor da capital.

Um recurso estilístico da autora, lembrar acontecimentos da história mundial contemporâneos de datas citadas, pareceu-me uma distração dispensável, mas isso é só um pormenor.

Andrey Kurkov, Boris Dralyuk: Grey Bees (2020, Quercus) 5 stars

Review of 'Grey Bees' on 'Goodreads'

5 stars

Sergeyich é um dos dois últimos residentes de uma aldeia na zona cinzenta, terra de ninguém entre as duas frentes da guerra no Donbass. A sua maior preocupação e fonte de satisfação na vida são as suas abelhas, a guerra interessa-lhe pouco, apesar do isolamento a que o confina, os bombardeamentos ocasionais ou a permanente falta de eletricidade. O vizinho que lhe resta é-lhe desagradável mas parte do seu dia a dia e conhecido de toda a vida. Filha e ex-mulher vivem longe, no Oeste da Ucrânia.

Explicada a premissa não parece muito excitante, mas este é um livro que se lê como um thriller, com constantes evoluções surpreendentes. É impossível não criar uma ternura com o protagonista, apesar dos seus handicaps sociais e a sua teimosa lealdade à aldeia natal. Um homem perdido na vida e numa guerra que não entende bem, com sonhos simples, muita dificuldade em comunicar …

Chimamanda Ngozi Adichie: Americanah (2014, HarperCollins Publishers Australia) 5 stars

Americanah is a 2013 novel by the Nigerian author Chimamanda Ngozi Adichie, for which Adichie …

Review of 'Americanah' on 'Goodreads'

5 stars

Maravilhoso. Um romance de migração, entre a Nigéria, Estados Unidos e Inglaterra. Lembra "Emigrantes" de Ferreira de Castro, apesar de todas as diferenças de tempo, lugar e raça. Urge traduzir e editar em Portugal.