Back
Isaac Asimov: Trilogia Fundação (Hardcover, Portuguese language, 2019, Editora Aleph)

Baseada no clássico Declínio e queda do Império Romano, de Edward Gibbon, a trilogia sedimentou …

Um diminuendo formidável

Foi a segunda vez que tentei ler A Fundação. Nessa, notei que havia lido todo o primeiro livro e cerca de metade do segundo. Mas na época li muito entrecortado e não consegui captar bem a história.

Agora sinto que sim, consegui absorvê-la. O primeiro livro é formidável: a premissa de um futuro manifesto calculado, do qual será impossível desviar se se for suficientemente ignorante é muito boa. Vemos as coisas se desdabrarem de forma social e econômica, enquanto agentes individuais podem fazer pouco, se são incapazes de "ler os sinais dos tempos".

O segundo volume entra a figura do Mulo e bagunça um tanto quanto às coisas. É bom, mas ainda fica sob a sombra do primeiro volume.

O terceiro se debruça na busca da Segunda Fundação que tem um papel mais místico. Aqui a coisa dá um novo resplendor por se ver, novamente, as grandes ações de massa. Mas não sei se me agradei de fato de como é a Segunda Fundação.

De toda forma, é uma trilogia que vale a pena a leitura. Uma escrita fluida, com capítulos bem digiríveis. Acho que vai me incentivar a ler outros livros do Asimov. Não sei se serei a outra trilogia de Fundação tão cedo hahaha