User Profile

Yuri Bravos

[email protected]

Joined 4 months, 3 weeks ago

Cavalo doido cavalo de pau

This link opens in a pop-up window

Yuri Bravos's books

To Read

Currently Reading

Read

avatar for yuribravos Yuri Bravos boosted
Nathan Schneider: Governable Spaces (Paperback, en language) No rating

When was the last time you participated in an election for an online group chat …

Life can flourish on rotting logs, as brown’s fungi remind us. If nation-state democracy is rotting, then we might allow ourselves to imagine its erosion not solely as a loss. Rot is metabolism, an act of digestion into something else. If ­democracy is not a static organism so much as an evolving symbiosis, then we can allow ourselves to search for more of the possible feedback loops that we could sense and act on.

Governable Spaces by  (5%)

avatar for yuribravos Yuri Bravos boosted
Plato: Apologia de Sócrates (Portuguese language, 2008, L&PM) No rating

O julgamento de Sócrates (469-399 a.C.) foi um dos fatos históricos mais importantes da Grécia …

Mas é o que está por vir que desejo profetizar para vocês, os que votaram contra mim, pois já estou naquele ponto em que os homens mais profetizam: quando estão prestes a morrer. Afirmo que a vocês, varões (aos que me mataram), um castigo há de chegar logo depois da minha morte – muito pior, por Zeus, que aquele com que vocês me mataram. Porque vocês fizeram isso pensando que haveriam de se livrar de ter de submeter suas vidas à refutação, mas vai se passar com vocês inteiramente o contrário, conforme eu mesmo afirmo: serão mais numerosos os seus refutadores, aos quais eu continha, sem que vocês percebessem. E serão tanto mais duros quanto mais jovens forem, e vocês ficarão mais abalados ainda. Pois se vocês pensam que, matando homens, haverão de impedir que alguém os reprove por não viverem corretamente, não raciocinam corretamente; é que esse livramento não é de todo possível nem belo, mas aquilo sim é belíssimo e facílimo: não podar os outros, mas se equipar para ser o melhor possível! Depois então de adivinhar tais coisas para vocês que votaram contra mim, estou livre para morrer.

Apologia de Sócrates by 

Jessé Souza: A Elite do Atraso (Paperback, Brazilian Portuguese language, 2017, Leya) No rating

Quem é a elite do atraso?Como pensa e age essa parcela da população que controla …

No mundo moderno, a dominação de fato tem quer ser legitimada cientificamente. Quem atribui prestígio hoje em dia a uma ideia é a ciência, assim como antes era a religião. É a ciência hoje, mais que a religião, que decide o que é verdadeiro ou falso no mundo. Por conta disso, toda informação midiática, no jornal ou na TV, procura se legitimar com algum especialista na matéria que esteja sendo discutida.

A Elite do Atraso by 

E assim surgiu o conceito de gravar um vídeo de alguém sentado numa mesa falando para um microfone como se fosse um podcast, pois é assim que se porta especialistas hoje: eles vão em podcasts.

Jessé Souza: A Elite do Atraso (Paperback, Brazilian Portuguese language, 2017, Leya) No rating

Quem é a elite do atraso?Como pensa e age essa parcela da população que controla …

Hoje em dia, na Europa e nos Estados Unidos, absolutamente ninguém deixa de se achar superior aos latino-americanos e africanos. Entre os melhores americanos e europeus, ou seja, aqueles que não são conscientemente racistas, nota-se o esforço politicamente correto de se tratar um africano ou um latino-americano como se este fosse efetivamente igual. Ora, o mero esforço já mostra a eficácia do preconceito que divide o mundo entre pessoas de maior e de menor valor. A desigualdade ontológica efetivamente sentida, na dimensão mais imediata das emoções, tem que ser negada por um esforço do intelecto que se policia. Os rituais do politicamente correto são explicáveis em grande medida por esse fato.

(...)

Que americanos e europeus se deixem colonizar por esse tipo de concepção de mundo que os dignifica é lamentável, mas compreensível. Afinal, conseguem vantagens bem concretas a partir desse fato. Que os latino-americanos em geral e os brasileiros em particular tenham se deixado e ainda se deixem, até os dias de hoje, colonizar por uma concepção racista e arbitrária que os inferioriza e lhes retira a autoconfiança e a autoestima não é apenas lamentável. É uma catástrofe social de grandes proporções.

A Elite do Atraso by  (Page 18 - 21)

Palpável, seja do médico ou do advogado que se entendem como seres acima do bem e do mal, seja no sentimento difuso que tudo do Brasil é menos e tudo de fora é mais.

avatar for yuribravos Yuri Bravos boosted
Jonathan Crary: Terra arrasada (Paperback, Português language, 2023, Ubu Editora) No rating

"Se for possível um futuro habitável e partilhado em nosso planeta, será um futuro off-line." …

a internet produz, de forma esmagadora, subjetividades autocentradas incapazes de imaginar objetivos e resultados que não aqueles consagrados ao privado, ao individual. Contudo, é raro que a minoria comprometida com a mudança social privilegie a ideia de uma transformação radical nos modos de vida em detrimento da proteção proporcionada pela atividade on-line rotinizada. Enquanto continuarem a entrar em pânico diante da ideia de modos de vida fundados no compartilhamento e na cooperação, as pessoas serão incapazes de revolta e permanecerão dependentes das instituições existentes. Eis uma verdade irrefutável: não existem sujeitos revolucionários nas redes sociais.

Terra arrasada by 

McKenzie Wark, Traduzido por Francisco Nunes: Um Manifesto Hacker (Paperback, Português language, DeStrauss) No rating

«Através da recuperação de uma grelha analítica marxista, que actualiza as fases de desenvolvimento produtivo, …

051] A chamada “classe média” consegue seu acesso privilegiado ao consumo e à segurança por meio da educação, na qual é obrigada a investir parte substancial de sua renda, adquirindo como propriedade um diploma que representa o lamentável fato de que “o candidato consegue tolerar tédio e sabe seguir regras.”* Mas a maioria continua sendo trabalhadora, embora colete informações em vez de colher algodão ou dobrar metal. Essas pessoas trabalham em fábricas, mas são treinadas a pensar nelas como escritórios. Levam remuneração para casa, mas são treinadas a pensar nisso como um salário. Usam uniforme, mas são treinadas a pensar nele como um terno. A única diferença é que a educação as ensinou a dar nomes diferentes aos instrumentos de exploração e a desprezar aqueles de sua própria classe que nomeiam de maneira diferente.

Um Manifesto Hacker by , (21%)

Eita que paulada.