#Acrônica

See tagged statuses in the local Velha Estante community

Isaac Asimov: O cair da noite (Portuguese language, Editora Aleph) No rating

O planeta Lagash está às vésperas da primeira noite de sua história recente. Um grupo …

– Qua­se. Nes­te úl­ti­mo sé­cu­lo foi con­si­de­ra­da con­sen­so ge­ral. Es­se ca­rá­ter cícli­co é, ou me­lhor, era um dos gran­des mis­té­rios. Lo­ca­li­za­mos uma série de ci­vi­li­za­ções, no­ve de­las com cer­te­za, e in­di­ca­ções de ou­tras tam­bém, que atin­gi­ram au­ges com­pa­rá­veis ao nos­so, e to­das, sem ex­ce­ção, fo­ram des­tru­í­das pe­lo fo­go no ápi­ce de sua cul­tu­ra.

O cair da noite by  (20%)

Me lembrei da teoria do grande filtro, que diz que um provável motivo de não encontrarmos alienígenas é que chega um certo ponto que toda sociedade suficientemente desenvolvida é destruída.

#Acrônica

Isaac Asimov: O cair da noite (Portuguese language, Editora Aleph) No rating

O planeta Lagash está às vésperas da primeira noite de sua história recente. Um grupo …

– Com certeza. Existe certo fascínio em ficar assustado quando faz parte de um jogo. Um bebê nasce com três medos instintivos: de barulhos altos, de quedas e da ausência de luz. Por isso acham tão divertido pular e gritar “bu!” para assustar alguém. É por isso que é tão divertido andar de montanha-russa. E foi por isso que esse Túnel do Mistério começou a dar dinheiro. As pessoas saíam daquela Escuridão trêmulas, ofegantes, meio mortas de medo, mas continuavam pagando para entrar. – Espere um pouco, eu me lembro agora. Algumas pessoas saíram mortas, não foi? Houve boatos sobre isso depois que fecharam. – Ora bolas! – bufou o psicólogo. – Duas ou três morreram. Isso não foi nada! Eles subornaram as famílias dos mortos e convenceram o Conselho da cidade de Jonglor a esquecer. Afinal de contas, disseram, se as pessoas com coração fraco querem entrar no túnel, é por conta e risco delas e, além do mais, não aconteceria de novo. Então colocaram um médico na recepção e fizeram todos os clientes passarem por um exame físico antes de entrar no carro. Isso na verdade aumentou a venda de entradas. – Bem, e daí? – Veja bem, tinha outra coisa. As pessoas às vezes saíam em boas condições, a não ser pelo fato de que se recusavam a entrar em locais cobertos... qualquer tipo de lugar coberto, inclusive palácios, mansões, apartamentos, cortiços, casas de campo, cabanas, choças, alpendres e tendas. Theremon pareceu chocado. – Quer dizer que elas se recusavam a sair do espaço aberto? Onde dormiam? – Ao ar livre. – Deviam ter sido forçadas a entrar. – Ah, elas foram, elas foram. Diante disso, essas pessoas entravam em uma crise histérica violenta e faziam o melhor que podiam para bater a cabeça contra a parede mais próxima. Quando alguém obrigava essas pessoas a entrar em algum lugar, não conseguia segurá-las lá sem uma camisa de força ou uma dose pesada de tranquilizante. – Deviam estar loucas. – É exatamente isso. Uma em cada dez pessoas que entravam no túnel saía desse jeito. Chamaram os psicólogos e fizemos a única coisa que era possível. Fechamos a exibição. – Ele fez um gesto largo com as mãos. – Qual era o problema com essas pessoas? – Essencialmente, o mesmo problema que havia com você quando achou que as paredes da sala estavam se fechando sobre você no escuro. Existe um termo psicológico para o medo instintivo da ausência de luz que o ser humano sente. Chamamos isso de “claustrofobia” porque a ausência de luz sempre está relacionada a lugares fechados, de forma que o medo de uma coisa é o medo de outra. Entende

O cair da noite by  (33%)

É interessante pq é um medo primordial sendo exagerado pela presença ostensiva de luz e sua súbita ausência torne a reação agudissima. #Acrônica

Isaac Asimov: O cair da noite (Portuguese language, Editora Aleph) No rating

O planeta Lagash está às vésperas da primeira noite de sua história recente. Um grupo …

Alguns dizem que ocorrem chuvas de fogo periódicas, alguns dizem que Lagash atravessa um sol de tempos em tempos, outros dizem coisas ainda mais extravagantes. Mas existe uma teoria, bem diferente de todas essas, que vem sendo transmitida há alguns séculos. – Eu sei. O senhor está falando desse mito das “Estrelas” no Livro das Revelações dos cultistas. – Exatamente – retomou Sheerin com satisfação. – Os cultistas dizem que, a cada dois mil e cinquenta anos, Lagash entra em uma caverna enorme, fazendo com que todos os sóis desapareçam e uma escuridão total cubra o mundo inteiro! Depois disso, segundo eles, aparecem umas coisas chamadas Estrelas, que roubam as almas dos homens e os transformam em brutamontes irracionais, e assim eles destroem a civilização que eles próprios construíram. Claro que os cultistas misturam tudo isso com um monte de noções místico-religiosas, mas essa é a ideia central.

O cair da noite by  (2123%)

Um muito com seis sóis entra em colapso quando encontra a escuridão. Uma premissa bem inesperada. #Acrônica

Isaac Asimov: O cair da noite (Portuguese language, Editora Aleph) No rating

O planeta Lagash está às vésperas da primeira noite de sua história recente. Um grupo …

– Você percebe, claro, que a história da civilização em Lagash demonstra um caráter cíclico... mas quero dizer cíclico! – Eu sei que essa é a corrente arqueológica atual. Já foi aceita como fato? – respondeu Theremon com cautela. – Quase. Neste último século foi considerada consenso geral. Esse caráter cíclico é, ou melhor, era um dos grandes mistérios. Localizamos uma série de civilizações, nove delas com certeza, e indicações de outras também, que atingiram auges comparáveis ao nosso, e todas, sem exceção, foram destruídas pelo fogo no ápice de sua cultura. “E ninguém conseguia dizer por quê. Todos os centros de cultura foram totalmente aniquilados pelo fogo sem deixar nada que desse uma pista da causa.”

O cair da noite by  (21%)

Mistérios da meia noite. #Acrônica