Izabel reviewed Evas do gramado by Auriel de Almeida
Um vislumbre do começo do futebol de mulheres no RJ
Content warning Comenta trechos da obra
Livro curto que traz um pouco do começo da história do futebol de mulheres no Rio de Janeiro. Embora a obra foque no Primavera Atlético Clube, outros clubes cariocas importantes dos anos 1940 também são apresentados.
Achei criativa a estratégia de romancear partes da obra para compensar a ausência de algumas fontes, especialmente a impossibilidade de entrevistar as atletas. Esses trechos ficcionais adicionaram fluidez à leitura. Muito bom poder ver imagens de algumas das primeiras jogadoras. Uma pena as fotos que acompanham os capítulos não terem melhor qualidade, pois são um dos pontos altos da obra.
Outro destaque foram as citações à cobertura da mídia da época. Dá para notar que alguns "pseudoargumentos" contra a modalidade usados no passado seguem os mesmos hoje em dia.
O autor derrapa num comentário que faz, ainda no começo do livro, sobre a proibição do futebol feminino. Esse comentário até propõe uma reflexão interessante, mas acho que poderia ter sido melhor desenvolvido. De todo modo, isso não tira os méritos da obra que, pelo trabalho de reconstrução histórica, vale o tempo de leitura.