Memorias de um sargento de milicias

Portuguese language

Published April 4, 1998

ISBN:
978-85-08-04611-9
Copied ISBN!

View on Inventaire

3 stars (1 review)

Memoirs of a Police Sergeant (Portuguese: Memórias de um sargento de milícias) is a satirical novel written by the Brazilian author Manuel Antônio de Almeida. It was first published in 1852. The book is full of picturesque descriptions of Rio de Janeiro's life in the early 19th century, including popular feasts and holidays. The book is considered to be an outstanding work in the Brazilian Literature, because of its almost grotesque humor against some Brazilian institutions, like the Army, the Church and is considered, besides a literary masterpiece, an important source of Brazilian history.

3 editions

Parecia mais legal nas minhas memórias (sem trocadilhos)

3 stars

Se eu não me engano, Memórias de um Sargento de Milícias (que eu insisto em chamar de Memórias Póstumas de um Sargento de Milícias na minha cabeça, admito) foi um dos livros da lista da Fuvest no meu ano de ingresso (aliás, Memórias Póstumas de Brás Cubas também).

Eu não li o livro na ocasião (admito), mas lembro de uma ou outra coisa das aulas de literatura para o vestibular e na minha cabeça, o livro era mais engraçado e divertido.

A primeira parte do livro fica descrevendo as traquinagens do Leonardinho, o personagem principal, que desde pequeno só quer saber de travessura e vadiagem. Essa parte é particularmente enfadonha, na minha opinião. Depois, passa a descrever a vida jovem-adulta de Leonardinho, que continua a se meter em vadiagem e adora um rabo de saia. Essa parte fica mais interessante e você começa a ansiar pelo desfecho. A questão é …