Memórias de um Sargento de Milícias

Paperback, 200 pages

português language

Published Jan. 1, 2010 by Martin Claret.

ISBN:
978-85-7232-352-9
Copied ISBN!
3 stars (1 review)

Com um único romance que escreveu aos 21 anos, Memórias de um Sargento de Milícias, Manuel Antônio de Almeida conquistou na literatura brasileira uma posição também única, fixando a tradição do romance urbano e pressagiando Machado de Assis. Memórias de um Sargento de Milícias foi publicado em capítulos no suplemento "A Pacotilha" do jornal Correio Mercantil, entre junho de 1852 e julho de 1853, assinado por "Um Brasileiro", que tinha a pretensão de narrar a atribulada vida de uma criança nascida no começo do século XIX, no tempo do rei D. João VI. A obra tornou-se uma das principais produções literárias do Brasil do século XIX.

3 editions

Parecia mais legal nas minhas memórias (sem trocadilhos)

3 stars

Se eu não me engano, Memórias de um Sargento de Milícias (que eu insisto em chamar de Memórias Póstumas de um Sargento de Milícias na minha cabeça, admito) foi um dos livros da lista da Fuvest no meu ano de ingresso (aliás, Memórias Póstumas de Brás Cubas também).

Eu não li o livro na ocasião (admito), mas lembro de uma ou outra coisa das aulas de literatura para o vestibular e na minha cabeça, o livro era mais engraçado e divertido.

A primeira parte do livro fica descrevendo as traquinagens do Leonardinho, o personagem principal, que desde pequeno só quer saber de travessura e vadiagem. Essa parte é particularmente enfadonha, na minha opinião. Depois, passa a descrever a vida jovem-adulta de Leonardinho, que continua a se meter em vadiagem e adora um rabo de saia. Essa parte fica mais interessante e você começa a ansiar pelo desfecho. A questão é …

Subjects

  • literatura brasileira
  • romantismo brasileiro
  • ficção

Lists