O que caracteriza o parlamentarismo é sobretudo a relação de dependência e confiança entre Legislativo e Executivo. O governo (Executivo) é escolhido pelo parlamento (Legislativo) e, embora tenha mandato fixo, o chefe do governo, normalmente chamado de primeiro-ministro, continua no cargo somente enquanto tiver o apoio do parlamento. Em parlamentos com apenas dois partidos relevantes, o primeiro-ministro tende a ser o chefe do partido majoritário e todos os ministérios serão ocupados por deputados e deputadas desse partido; quando há vários parti dos, é necessária a formação de uma coalizão parlamentar, que envolverá dois ou mais partidos, e os ministérios serão distribuídos conforme o tamanho da bancada de cada partido membro da coalizão. Caso a relação de confiança entre governo e parlamento deixe de existir, há duas opções básicas: vota-se no parlamento uma moção de desconfiança contra o primeiro-ministro e os membros de seu ministério e, caso apoiada pela maioria, um novo governo deverá ser escolhido, também pelo parlamento; ou o parlamento é dissolvido e novas eleições são convocadas. Embora
a primeira alternativa seja a mais comum, a segunda também pode ocorrer. Uma característica importante do parlamentarismo é a divisão do Poder Executivo em chefia de governo e chefia de Estado. O primeiro-ministro é o chefe de governo; a chefia de Estado é exercida por alguém não eleito diretamente pelo povo, seja um presidente eleito indiretamente (em repúblicas), seja uma rainha ou rei (em monarquias).
O presidencialismo é caracterizado por uma relação de independência entre Executivo e Legislativo. Essa relação de independência garante que o mandato do presidente seja cumprido até o final, não importa o quanto de apoio ele ou ela possui no Congresso'; de outro lado, o Congresso não pode ser dissolvido pelo presidente, em nenhuma hipótese. O Poder Executivo no presidencialismo é em geral unitário, e o presidente da República é, ao mesmo tempo, chefe de governo, chefe de Estado (e em geral também chefe das Forças Armadas, da administração pública e do corpo diplomático).
Por fim, o semipresidencialismo une características tanto do presidencialismo quanto do parlamentarismo. O elemento mais claramente presidencialista no semipresidencialismo é a eleição popular do presidente, algo que não ocorre no parlamentarismo. O elemento mais claramente parlamentarista é a divisão do Executivo e a consequente presença de um primeiro-ministro, responsável pela chefia do governo, o qual depende da confiança do Legislativo para permanecer no poder.
— Direito Constitucional Brasileiro by Virgílio Afonso Da Silva (Page 476 - 477)