Reviews and Comments

Miguel Medeiros

[email protected]

Joined 1 year, 5 months ago

This link opens in a pop-up window

commented on O capital by Karl Marx

Karl Marx: O capital (Paperback, Português language, 2013, Boitempo) 5 stars

Tradução vencedora do Prêmio Jabuti de Melhor Tradução (2014). O clássico de Marx foi originalmente …

Achei que O Capital seria um livro apenas de teoria, mas ele também faz um trabalho importante de denúncia dos tempos. Ele fala sobre horas de trabalho absurdas em fábricas, trabalho infantil, comida adulterada e a situação das costureiras e trabalho noturno

commented on O capital by Karl Marx

Karl Marx: O capital (Paperback, Português language, 2013, Boitempo) 5 stars

Tradução vencedora do Prêmio Jabuti de Melhor Tradução (2014). O clássico de Marx foi originalmente …

Os primeiros capitulos são complicadissimos, mas esse quarto sobre o surgimento do capital e a mais-valia é muito gostoso de ler, fui separando citações mas acabou virando o capitulo inteiro.

Machado de Assis: Memórias póstumas de Brás Cubas (Hardcover, Português language, Editora Antofágica) No rating

Brás Cubas está morto. Mas isso não o impede de relatar em seu livro os …

Estas memórias, apesar de vestidas com a elegância sepulcral de Cubas, narram uma das mais entediantes vidas. Palavras vindas do além-túmulo, de um narrador afiado, já em sua última edição, escreve com troça e erudição o que seria a essência de sua vida. Que vida sacal! Às favas seus amores vulgares, às favas Marcela, Eugênia, Virgília. Às favas seus sonhos burgueses, às favas seu ministério, seu jornal ou seu emplastro.

Machado traçou um retrato dos representantes da alta sociedade brasileira. E, apesar de escrever com maestria, não me interesso por essa vida de Cubas.

Mary Shelley: Frankenstein (Hardcover, Português language, 2023, Editora Antofágica) 5 stars

O que forma um ser humano? Neste clássico de uma das maiores escritoras da história, …

O manual do vilão

No rating

Por capricho Victor Frankenstein teceu os fios da vida. O destino o conduziu por caminhos tortuosos, até este ponto, vaidades e acaso… Por capricho Victor Frankenstein esmagou a criatura sob o peso de seu desdém. Assim começa a tragédia do criador e da criatura. A figura de Frankenstein é marcada por um lamento constante, sua tragédia reside em sua incapacidade de agir até ser tarde demais. Seu pecado o persegue, ele é incapaz de confessá-lo ou dar cabo dele. Vemos um personagem ser consumido passivamente. Já a criatura, órfã de seu criador, vaga solitária como um animal pelos bosques enquanto desenvolve aos poucos seus gostos, experimenta pela primeira vez a fome e a comida, o frio e o calor, a solidão… e apenas isso. O monstro, como é chamado, isolado, ama platonicamente tudo o que é de mais humano. Negado em seus afetos, o ressentimento cresce, ele se vê como …

Theodor W. Adorno: Introdução à sociologia (Portuguese language, 2008, Editora Unesp) No rating

Último curso ministrado por Theodor W. Adorno, estas lições de Introdução à Sociologia são o …

Uma "pós-introdução"

No rating

Apesar do título, essa não é exatamente um "introdução" à sociologia. Não terá explanações sobre pensadores clássicos como Marx, Durkheim e Weber, nem conceitos elementares como indivíduo e sociedade. Para isso, Adorno propõe seu outro livro, em conjunto com Horkheimer "Temas Básicos de Sociologia". Aqui, Adorno se concentra no desenvolvimento de um pensamento crítico em relação à sociologia e seus métodos. Adorno passa por temas como a matematização da sociologia, a divisão da sociologia e seus métodos, o papel da ideologia e a suposta neutralidade e a tecnocracia.

Este livro são transcrições de suas aulas, Adorno transita do casual ao complexo e o livro não omite certas "enrolações" como suas introduções, falas com a plateia e problemas técnicos. Por outro lado o livro conta com boas notas de rodapé com todas as referencias de Adorno, coisa que seus alunos não deveria ter ao vivo.

Se você tem alguma formação básica …