"Quando eu morrer não me santifiquem. Sou um homem cheio de defeitos e de alguns deles até me orgulho."
— Incidente em Antares by Erico Verissimo (Page 97)
"Pena que a natureza fez de ti um único indivíduo, pois havia matéria suficiente para um homem digno e um patife." (Goethe)
Sou Andrei Golemsky. Sou carioca, mas vivo em BH desde os 9 anos. Sou casado pela segunda vez e tenho 3 filhos. Sou licenciado em Filosofia e professor na UFOP depois de ter suado por anos lecionando em universidades e faculdades públicas e privadas por aí, acumulando mais empregos simultâneos que o pai do Chris.
Tô tentando cada vez mais pedalar por aí, visitando cidadezinhas e começando a me aventurar em provas de longa distância. É uma das coisas que mais gosto de fazer.
This link opens in a pop-up window
20% complete! Andrei Golemsky has read 5 of 24 books.
"Quando eu morrer não me santifiquem. Sou um homem cheio de defeitos e de alguns deles até me orgulho."
— Incidente em Antares by Erico Verissimo (Page 97)
"Um amigo de Tibério, um gauchão cínico, que ganhara um lucrativo cartório, lhe disse um dia, comentando aquele 'garimpo' alucinado: 'Para conseguir o que quer, Tibé, essa gente é capaz de tudo, até de usar meios decentes e legais'."
— Incidente em Antares by Erico Verissimo (Page 49)
Todas as verdades aguardam em todas as coisas,
Elas não apressam seu próprio parto nem o impedem,
Elas não precisam do fórceps obstétrico do cirurgião, O insignificante é tão grande quanto qualquer outro, (O que é menos ou mais que um toque?)Lógica e sermões nunca convencem,
O sereno da noite penetra mais fundo em minha alma.
(Só o que se prova a todo homem e mulher é,
Só o que ninguém nega é.)
Um minuto e uma gota de mim sossegam meu cérebro,
Creio que o barro se tornará amantes e lâmpadas, E um compêndio de compêndios é a carne de um homem ou mulher, E um topo e uma flor há o sentimento que eles têm um pelo outro, E eles devem enramar irrestritamente dessa lição até que ela se torne oniparente{55}, E até que todos nos deleitem, e nós a eles.
— Folhas de relva by Walt Whitman (Coleção Obra Prima de Cada Autor) (Page 127)
Philip K. Dick foi um dos maiores nomes da ficção científica em todo o mundo e encabeça, também, a lista …
"Sou dos velhos e jovens, dos tolos tanto quanto dos sábios,
Desatento com os demais, sempre atento aos demais,
Maternal não menos que paternal, uma criança assim como um homem,
Recheado com o recheio que é tosco e recheado com o recheio que é fino [...].............................................................
Resisto a qualquer coisa mais que minha própria diversidade,
Respiro o ar mas deixo bastante atrás de mim,
E não sou convencido, e estou no meu lugar.
(A mariposa e os ovos de peixe estão em seu lugar,
Os sóis brilhantes que vejo e os sóis escuros que não vejo estão em seu lugar,
O palpável está em seu lugar e o impalpável está em seu lugar.)"
— Folhas de relva by Walt Whitman (Coleção Obra Prima de Cada Autor) (Page 102 - 103)
Lembra a mesma natureza da citação de Goethe:
"Pena que a natureza fez de ti um único indivíduo, pois havia matéria suficiente para um homem digno e um patife."
Os macacos sabem mesmo macaquear? Os animais podem se revoltar? Qual o interesse dos ratos nos experimentos? Por que dizem …
Quando Li o Livro
Quando li o livro, a biografia famosa, E é isto então (disse eu) o que o autor denomina a vida de um homem? E assim irá alguém quando eu estiver morto escrever minha vida?
(Como se alguém realmente soubesse algo de minha vida, Ora até eu mesmo freqüentemente penso que pouco ou nada sei de minha vida real, Só algumas dicas, alguns sinais tênues difusos e dissimulações Busco traçar aqui para meu próprio uso.)
— Folhas de relva by Walt Whitman (Coleção Obra Prima de Cada Autor) (Page 27)
Numa cidadezinha indolente do Condado, um jovem hobbit é encarregado de uma imensa tarefa. Deve empreender uma perigosa viagem através …
Numa cidadezinha indolente do Condado, um jovem hobbit é encarregado de uma imensa tarefa. Deve empreender uma perigosa viagem através …
"Sócrates senta e diz: “Seria muito bom, Agatão, se a sabedoria fosse de tal modo que, do mais carente para o mais cheio de nós, ela fluísse por mero contato, como a água dos copos que, através do fio de lã, flui de um copo cheio para um vazio." (175e)
— O Banquete by Platão (Vozes de Bolso)
Sobre conhecimento e educação.
"— Os tolos sempre são espantosamente simpáticos!"
— Moby Dick by Herman Melville (Page 602)
" - Nada mais fanático do que um acadêmico [...]"
— Sonhos elétricos by Philip K. Dick (Page 42)
"[...] assim como ocorre com toda felicidade, todo acontecimento desgraçado também dá origem a outros de seu gênero. Sim, até em grau maior, pensou Ahab; uma vez que tanto a ancestralidade como a posteridade da tristeza vão mais longe do que a ancestralidade e a posteridade da alegria. Pois, sem nem sequer falar nisto: que é uma inferência de certos ensinamentos canônicos que, se por um lado certos prazeres naturais obtidos aqui ficarão sem gerar filhos para o outro mundo, mas, pelo contrário, serão seguidos por todo o desespero do inferno, incapaz de gerar alegrias; ao passo que algumas mortais desgraças criminosas deverão continuar criando novas gerações de si mesmas numa eternamente progressiva linhagem de tristezas para além do túmulo; sem nem de longe falar disso, ainda parece haver uma desigualdade na análise mais profunda da coisa."
— Moby Dick by Herman Melville (Page 569)
"Antes eu sabia que Deus dá a vida aos homens e deseja que eles vivam. Agora compreendo mais que isso. Compreendo que Deus não deseja que os homens vivam isolados, e portanto não revela a eles o que cada um necessita para si; mas Ele deseja que vivam unidos, e portanto revela a cada um deles o que é necessário para todos. Agora compreendo que, embora pareça aos homens que eles vivem do cuidado consigo mesmos, na verdade é o do amor, por si só, que eles vivem."
— De quanta terra precisa um homem? e outras histórias by Liev Tolstói (Page 42)
"'- Então, com relação à fé - concluiu o chinês, seguidor de Confúcio -, é o orgulho que leva a equívocos e a discórdias entre os homens. Assim como o sol, assim também é Deus. Cada homem quer ter um Deus especial para si, ou pelo menos um Deus especial para a terra onde ele vive. Cada nação quer restringir a seus próprios templos um Deus que nem o mundo inteiro pode conter. Pode-se comparar um templo ao que o próprio Deus construiu para unir todos os homens em uma única fé e uma única religião? Todos os templos humanos são construidos à semelhança deste templo, que é o mundo de Deus. Cada templo tem sua fonte, sua abóbada no teto, suas lâmpadas, suas pinturas ou esculturas, suas inscrições, seu livro da lei, suas oferendas, seu altar e seus sacerdotes. Mas em qual templo existe uma fonte como o oceano, uma abóbada como a celeste, lâmpadas como o sol, a lua e as estrelas, imagens que se comparem a homens vivos, amorosos e prestimosos uns com os outros? Onde há registros da bondade de Deus que sejam tão fáceis de entender como as bênçãos que Ele distribuiu por toda parte para a felicidade dos homens? Onde está um livro de lei que seja tão claro para cada homem como aquele que está escrito no coração de cada um? Que sacrifícios se equiparam às abnegações que homens e mulheres amorosos fazem uns pelos outros? E que altar pode ser comparado ao coração de um homem bom, de quem o próprio Deus aceita o sacrifício? Quanto mais elevada a concepção que um homem tem de Deus, melhor ele O conhecerá. E, quanto mais ele conhecer a Deus, mais ele se aproximará Dele, imitando Sua bondade, Sua misericórdia e Seu amor pelos homens. Portanto, que aquele que vê a luz plena do sol iluminando o mundo se abstenha de culpar ou desprezar o homem supersticioso, que vê em seu ídolo um raio dessa mesma luz. Que não despreze nem mesmo o cético que é cego e não pode enxergar o sol.'
Assim falou o chinês, seguidor de Confúcio. E todos os que estavam presentes na cafeteria ficaram em silêncio e não mais discutiram sobre qual fé era a melhor."
— De quanta terra precisa um homem? e outras histórias by Liev Tolstói (Page 60 - 61)