Back
Primo Levi: Os afogados e os sobreviventes (Paperback, português language, 2016, Paz e Terra) 5 stars

Primo Levi retoma sua reflexão sobre o campo de extermínio nazista 40 anos depois de …

"Não se deve esquecer que esta é uma guerra sem fim"

4 stars

"Os afogados e os sobreviventes" é o último livro escrito por Primo Levi antes de sua morte em 1987. Para aqueles que não ouviram falar de Primo Levi, julgo que poucos, ele foi um químico italiano e judeu, prisioneiro de Auschwitz em 1944 e sobrevivente. Levi escreveu extensivamente sobre sua "experiência" nos Lager nazistas, sendo sua primeira obra "É isto um homem?".

Neste livro, Levi faz mais uma reminiscência sobre a natureza humana e os horrores do Holocausto, focando em assuntos como memória, comunicação, violência e estereótipos.

Há pouco que eu possa explorar sobre o assunto nazismo sendo uma pessoa leiga, mas o livro de Levi me fez pensar sobre certos tópicos. Em especial, uma citação ressoou pessoalmente: "É dever do homem justo declarar a guerra a todo privilégio não merecido, mas não se deve esquecer que esta é uma guerra sem fim."

Tenho, até agora, uma orientação anarquista, que, …

replied to Marte's status

Comentário que estou anotando depois de ter escrito a resenha: aparentemente posso ter entendido errado algumas comparações entre nazismo, stalinismo, Lager e gulag. Notavelmente, em seu verbete da Wikipedia em inglês, Levi é lembrado como quem se opôs à ideia de que são de alguma forma equivalentes. Preciso reler os trechos para reavaliar.