Back

reviewed A Parábola do Semeador by Octavia E. Butler (Semente da Terra, #1)

Octavia E. Butler: A Parábola do Semeador (Português language, 2018, Morro Branco) 5 stars

Quando uma crise ambiental e econômica leva ao caos social, nem mesmo os bairros murados …

Ficção climática presciente de 30 anos atrás

5 stars

(original, com reprodução de entrevista → sol2070.in/2024/09/livro-parabola-do-semeador-entrevista-octavia-butler/ )

"A Parábola do Semeador" ("Parable of The Sower", 1993) talvez seja o livro mais admirado da estadunidense Octavia Butler. Além dos prêmios que recebeu há 30 anos, voltou a ser muito lido recentemente por ser, além de um ótimo romance, um dos mais vívidos retratos da catástrofe climática — boa parte da história se passa entre 2024 e 2027.

Apesar de não ser leitura fácil, está entre as melhores distopias que já li. O horror dos primeiros anos de um colapso social total devido à emergência climática e ao sistema econômico é chocante a ponto de precisar baixar o livro e respirar de tempos em tempos. Ouvi gente dizendo que não suportou e largou.

É uma predição assustadoramente plausível do que pode acontecer, incluindo até a volta da escravização — a culminação da atual piora constante das condições de trabalho apontaria para …

@[email protected] Ótima resenha! Livro com temática bem relevante na atualidade. Também li a entrevista do blog, obrigado por transcrevê-la.

gosto de histórias de distopias catastróficas justamente porque abrem os olhos para o presente — sem isso, não teremos a menor chance. O desconforto, ou até angústia, fazem parte. Parece-me um negacionismo sutil querer evitar o desagradável.

Concordo. Um amigo, depois assistir alguns episódios de Black Mirror, veio me dizer que a série o fazia ficar "pensando" (nesse sentido desagradável, ele queria dizer). Na ocasião, não quis confrontá-lo. Mas é isso: qualquer coisa que provoca reflexão ou mudança causa esse atrito.