Reviews and Comments

Pietro

[email protected]

Joined 2 years, 2 months ago

Follow me at dice.camp/@tanuko

This link opens in a pop-up window

Sōji Shimada: The Tokyo Zodiac Murders (Paperback, 2015, Pushkin Press, Limited) 5 stars

Japan, 1936. An old eccentric artist living with seven women has been found dead- in …

Mistério edificado com maestria e lentidão

5 stars

Review Um artista louco diz que pretende matar 6 mulheres e usar seus membros para construir um manequim. Quando essas mulheres são encontradas mortas com partes faltando, a polícia não sabe dizer quem as matou: o artista fora assassinado semanas antes. Quem matou o artista? Foi a mesma pessoa que matou as mulheres? E o manequim? Fora montado e escondido aonde? Por décadas, o caso fica sem respostas.

O livro de estreia de Soji Shimada acompanha dois amigos que tentam solucionar o crime 40 anos depois, então a maior parte da obra se dá em forma de conversas entre personagens/leitura de documentos. Certamente mais parado que histórias onde os assassinatos ainda estão acontecendo, como The Decagon House Murders.

No entanto, a leitura possui uma característica chamativa: o autor faz questão que seja possível de se deduzir quem é o culpado e como os crimes foram cometidos. Faz isso não …

reviewed The Decagon House Murders by Yukito Ayatsuji (The House Murders, #1)

Yukito Ayatsuji: The Decagon House Murders (Paperback, 2021, Pushkin Vertigo) 5 stars

The lonely, rockbound island of Tsunojima is notorious as the site of a series of …

Leitura viciante com um final surpreendente

5 stars

Os 7 integrantes do clube de mistérios da faculdade decidem passar alguns dias em uma casa de férias isolada numa ilha, que já havia sido palco de um assassinato antes. Não demora muito para que o primeiro corpo apareça, levando os jovens a se perguntarem: "o assassino do caso anterior está nos caçando, ou um de nós está mentindo...?"

A fórmula de trancar várias pessoas em uma mansão funciona muito bem nas mãos de Ayatsuji, que alterna a narrativa entre a ilha e a investigação em terra firme.

O resultado é uma leitura viciante, onde ficamos na ponta dos pés esperando a próxima revelação... ou a próxima morte...

E no fim do livro, a revelação é mais que chocante. E ela é feita com maestria: a última frase do décimo capítulo, com apenas duas palavras derruba qualquer detetive de sua poltrona (claro, a resposta é melhor explicada nos capítulos seguintes). …

reviewed The Honjin Murders by Seishi Yokomizo (Detective Kosuke Kindaichi, #1)

Seishi Yokomizo, Louise Heal Kawai: The Honjin Murders (Paperback, 2020, Pushkin Vertigo) 3 stars

In the winter of 1937, the village of Okamura is abuzz with excitement over the …

Talvez mais importante por introduzir o "Hercule Poirot" japonês, Kosuke Kindaichi, do que pelo mistério em si

3 stars

A premissa é excelente: dois corpos são descobertos trancados em um casebre, e a única maneira de trancá-lo é por dentro. Mesmo parecendo impossível fugir da cena do crime, o assassino não é encontrado. Não só isso, a catana usada no crime é achada cravada no chão coberto de neve ao lado do casebre, mas nenhuma pegada é encontrada. Teria o assassino se transformado num fantasma e fugido?

A leitura pode ser um pouco cansativa para aqueles pouco versados em cultura tradicional japonesa, como eu. Por muitas vezes tive que pausar a leitura para pesquisar no Google Imagens o que era um amado, um engawa ou um koto. Por isso me interessei pela adaptação para cinema da obra de 1975, que ajuda a visualizar um pouco o cenário, além de ajudar a construir a atmosfera. Assisti os primeiros 25 minutos: até a descoberta dos corpos, que acontece …

Leigh Phillips, Michal Rozworski: The People's Republic of Walmart (2019, Verso) 2 stars

For the left and the right, major multinational companies are held up as the ultimate …

Trata de muitos temas, mas pouco de planejamento econômico

2 stars

Não aprofunda no tema pra ficar acessível, mas acho que peca por ser muito raso. O livro aborda um número muito grande de temas que não são diretamente relacionados à planificação econômica, e é só no 8° ou 9° capítulo que a palavra "programação linear", ferramenta essencial da área, aparece. Os autores mencionam duas outras obras que me parecem ser leituras mais interessantes:

  • Towards a New Socialism (Paul Cockshott e Allin Cottrell): Dois cientistas da computação debatem mais profundamente sobre como se dava o planejamento na União Soviética, e como instrumentos modernos da computação podem nos fazer repensar modelos de planejamento e democracia popular. Um livro bem técnico.

  • Cybernetic Revolutionaries (Eden Medina): Um estudo sobre a tentativa de Allende de computadorizar o planejamento da economia chilena, barrado pelo golpe de Pinochet.

O livro seria melhor consumido em formato de um artigo só na Jacobin, sem abordar tantos temas (e suspeito …