Admirável Mundo Novo

, #3

21 cm, 256 pages

português language

Published April 17, 2016 by Folha de S. Paulo.

ISBN:
978-85-7949-272-3
Copied ISBN!
4 stars (3 reviews)

"Admirável Mundo Novo", do escritor britânico Aldous Huxley (1894-1963), lançado em 1932, exerceu uma influência extensa sobre a literatura de ficção científica que se seguiu – e os escritos de qualquer gênero que pretendam discutir o totalitarismo.

Huxley escreveu o livro em pouco mais de três meses, em 1931, quando passava o verão na França. Ele concebeu uma sociedade futurista distópica, dividida em castas e na qual os núcleos familiares não mais existem.

O escritor inglês é um nome crucial para o romance moderno. Segundo o colunista da Folha Manuel da Costa Pinto, curador da coleção, "todos esses nomes e títulos permitem estabelecer confluências que mostram como a literatura moderna, do final do século 19 até a atualidade, se conecta por percepções compartilhadas da condição, das angústias e dos êxtases do indivíduo moderno."

"Ao mesmo tempo", segue comentando o curador, "cada um desses autores se reporta a obras e vultos …

2 editions

reviewed Admirável Mundo Novo by Aldous Huxley (Folha Grandes Nomes da Literatura, #3)

Sofri de CED, "Criei Expectativas Demais"

3 stars

Esse livro é um clássico do gênero ficção científica distópica, e já em 1932 já previa algumas desgraças em nome do progresso científico. Aliás, se tem uma coisa em que o livro acerta, é na crítica implícita (ou até mesmo explícita) sobre ciência e o progresso obstinado. O dilema moral principal do livro, escrito mesmo antes da Segunda Guerra ou da ameaça de caos nuclear da Guerra Fria, é: ser livre e sofrer, mas poder apreciar a arte e a liberdade e tudo o que implica, ou ser condicionado, manipulado e viver em uma sociedade de castas, mas sem sofrimento e uma vida relativamente digna e feliz (mesmo considerando as castas)?

Na minha opinião, esse dilema moral é realmente interessante e se prova atual mesmo 92 anos após o lançamento do livro. O que eu não gostei foi:

1) A narrativa: achei chata, não me interessou, os personagens não são …

avatar for gutierri

rated it

5 stars
avatar for iaravps

rated it

4 stars

Subjects

  • literatura inglesa
  • ficção
  • distopia
  • ficção científica