Reviews and Comments

Chu

[email protected]

Joined 2 years, 1 month ago

Meus Pronomes: o / ele / o

Compro mais livros que leio e nem Deus pode me julgar. Sou cachorra, sou gatinha, não adianta se esquivar. Gosto de poesia, fantasia, livros depressivos, dos clássicos e que as notas de rodapé venham no rodapé. Amo falar sobre livros, tanto que até participo dum Podcast e agito um Clube do Livro no Discord, o Clube Do Multiverso! Estou pelo Mastodon e também lá no Skoob. Bora ser amiguinhos?

Mastodon: https://mstdn.social/@airechu

This link opens in a pop-up window

Rodrigo Fresán: Jardins de Kensington (Paperback, Português language, 2007, Conrad) 4 stars

Jardins de Kensington é uma combinação entre a misteriosa Inglaterra Vitoriana e a psicodélica Londres …

"Um dia, seu rifle responde, devolvendo-lhe todo seu amor à queima-roupa."

4 stars

Um Borges pop é um epíteto que cabe bem ao também argentino Rodrigo Fresan. Este é o segundo livro dele que leio e mais uma vez ele prova o total domínio das referências reais e fictícias que escolhe como matéria prima numa narrativa vertiginosa capaz de desconstruir e reconstruir passados, presentes e futuros.

Se em O Fundo do Céu tínhamos como pano de fundo a subcultura da literatura de sci-fi, aqui em Jardins de Kensington os ingredientes são um pouco mais mundanos, mas não menos idealistas e variados: a psicodelia musical, o rock, e a contracultura londrina dos anos 1960 costuradas a uma biografia não oficial de J.M. Barrie e ao seu inesquecível habitante da Terra do Nunca, o para sempre criança, Peter Pan.

Entre os muitos temas do livro se destaca a questão das infâncias perenes, tardias ou roubadas em contraponto a vidas adultas igualmente complicadas, socialmente inadequadas ou …

Rodrigo Fresán: Jardins de Kensington (Paperback, Português language, 2007, Conrad) 4 stars

Jardins de Kensington é uma combinação entre a misteriosa Inglaterra Vitoriana e a psicodélica Londres …

Depois de ter lido O Fundo do Céu, fiquei com muita curiosidade de experimentar mais da prosa do Rodrigo Fresan. Infelizmente apenas dois dos romances dele foram publicados no Brasil até o momento. Se em Fundo do Céu tínhamos uma ode aos clássicos romances de sci-fi, aqui parece que nos concentramos nos mitos e fatos que circulam o clássico Peter Pan e o seu autor J.M. Barrie, num contexto inglês dos psicodélicos anos 1960. Tomei fôlego e agora vai!

O auto da maga Josefa (Paperback, Português language, 2021, Gutenberg) 5 stars

São muitas as criaturas sobrenaturais que assombram o sertão: demônios, múmias, vampiros e chupa-cabras. E, …

"― Tu invocou... tu conjurou... Deus?!"

5 stars

Ótimo livro de fantasia com aquela veia genuinamente brasileira, numa prosa pra lá de bem humorada! Gostei particularmente de como a autora se apropria de mitos e criaturas de outras culturas e os insere num contexto regional sem parecer dissonante. Uma colcha de retalhos bem amarrada, colorida e vistosa! Toninho e Josefa formam uma dupla inusitada e contrastante, cujas personalidades se somam nos proporcionando interações maravilhosas, hilárias e até comoventes, são os típicos parceiros que se dão bem (ok, as vezes nem tanto assim) e que juntos trabalham melhor que sozinhos. Paola merece todo o reconhecimento e barulho que têm recebido entre os fãs do gênero e prova que há um potencial enorme a ser explorado pela literatura de fantasia em nossa rica cultura. Cada capítulo é degustado com prazer e você fica se perguntando que tipo de criaturas fantástica a maga e o caçador encontrarão a seguir. Tem golem, …

Pedro Eiras: Inferno (Paperback, Portuguese language, 2022, Assírio & Alvim Brasil) 4 stars

A Assírio & Alvim lança no Brasil Inferno, única obra de poesia finalista em 2021 …

"Cai morta em pleno voo uma asa de pássaro nas lajes da praça."

4 stars

Estranho não ter muito a dizer destes poemas, talvez porque não são do tipo que me encantam ou tocam com maior força, embora tenha achado alguns versos interessantes aqui e fiquei satisfeito para um livro que comprei apenas para prestigiar a chegada de um dos selos lusitanos mais aclamados em solo brasileiro, o Assírio & Alvim.

Parece que o poeta Pedro Eiras presta homenagens a Divina Comédia de Dante, mas atualiza o conceito de Inferno cristão do poeta toscano para o nosso cotidiano mundano de todos os dias.

Destaco esses três poemas e trechos:

VI - "pois não merece a dor na morte quem já caregou / toda a vida o inferno no sangue"

Até no inferno é preciso haver misericórdia, nem todos são dignos dele

X - "Colecionador a sangue frio, / despreza o fruto apetecido, / desiste, vira costas, depois volta / e faz o favor / de …

O auto da maga Josefa (Paperback, Português language, 2021, Gutenberg) 5 stars

São muitas as criaturas sobrenaturais que assombram o sertão: demônios, múmias, vampiros e chupa-cabras. E, …

Livro de uma autora mineira, que será nossa leitura coletiva de Abril no Clube do Multiverso, representando assim a região Sudeste em nossa tour anual especial pelas cinco regiões do País

Fabiane Guimarães: Apague a luz se for chorar (Paperback, Português language, 2021, Alfaguara) 5 stars

Em Apague a luz se for chorar, duas narrativas se entrelaçam para compor um retrato …

"Aquela gente que só se reunia nos natais, depois passou a se encontrar nos enterros e agora não se vê nunca mais."

5 stars

Esse foi um livro curto mas bastante intenso! Me tocaram bastante os temas sobre família e morte aqui e me vi o tempo todo refletindo e fazendo paralelos com os personagens e a mim mesmo e minhas relações com meus pais e parentes. É surreal o quanto a vida da gente pode mudar completamente em instantes e nos jogar numa espiral de luto, lembranças e paranoias.

A prosa de Fabiane é excelente, com frases arrebatadoras capazes de ressoar no leitor tão logo são lidas. Da para ver um esmero em cada escolha de palavras. Também destaco a habilidade da autora de manter o ritmo em alta mesmo com pontos de vista distintos alternando-se a cada capítulo, coisa que geralmente me dispersa muito em outros livros.

Alguns comportamentos dos personagens são um pouco irritantes, mas eu boto na culpa da própria humanidade e complexidade dos mesmos. Os protagonistas, Cecília e João …

Dalton Trevisan: Nem te conto, João (Paperback, Português language, 2013, Record) 1 star

Montada pelo autor a partir de ideias e excertos de contos que foram publicados em …

Credo, que livro ruim! Eu comprei porque ja tinha escutado o nome do Dalton Trevisan em algum lugar, algo sobre autores brasileiros contemporâneos renomados e tals. A sinopse também me interessou, um livro quase crônica sobre um casal de amantes com generosas doses de erotismo. Parecia interessante e promissor né?

Pois bem, os predicados param por aí. A prosa é enjoativa e repetitiva. Nada vai a lugar algum (não que precise ir, mas o mais do mesmo me enjoou tanto que levei dias pra ler as poucas páginas dele). A protagonista é uma jovem com uma vida amorosa bastante agitada, com vários pretendentes péssimos e que se encontra com uma espécie de amigo e amante a quem confessa seus anseios, desejos e cotidiano. O papo é íntimo, quase parece fofoca banal das que você escuta dos vizinhos se for desocupado o bastante pra se interessar. Travessoes demais pros diálogos, com …

Clarice Lispector: A Hora da Estrela (Paperback, Portuguese language, 2019, Rocco) 5 stars

Último livro escrito por Clarice Lispector, A hora da estrela é também uma despedida. Lançada …

"— Mas, Macabeazinha, que vida horrível a sua!"

5 stars

Diferente dos livros anteriores da Lispector que li, em A Hora da Estrela a autora se distancia de seu eu lírico nebuloso aqui delegando o tecer dum enredo a um narrador personagem bastante habilidoso. Ainda é Clarice, com toda certeza e maestria, mas para mim com um gosto inteiramente novo e muito bem vindo!

Macabea é uma pessoa mediocre e esquecivel, sem brilho e cor próprias e por isso mesmo é de se admirar que Clarice consiga extrair dela uma existência tão densa de significados e que nos coloca em cheque com nossa própria insignificância. É um enredo desalentador em que hora nos apiedamos de sua protagonista que seja por si mesma ou pelas circunstâncias agourentas da vida em momento algum parece digna deste papel. Mas quantos não são como ela e quando nós mesmos não nos encontramos neste mesmo estado de completo abandono de nós mesmos?

A Hora da …

Edyr Augusto Proença: BelHell (Paperback, Português language, 2020, Boitempo) 4 stars

Belhell é Belém, capital paraense, que, mais uma vez, pelas mãos de Edyr Augusto, se …

Até o governador no bolso

4 stars

Belhell foi uma ótima surpresa propiciada pelo Clube do Multiverso. Leitura escolhida para Fevereiro, o livro retrata um submundo da capital paraense repleto de violência. Tem o charme das obras de gangsta e máfia, mas com um sabor tropical inconfundível, onde o poder, o vício e a corrupção não colaboram em nada para adoçar os infernos particulares dos protagonistas.

A narrativa é ágil, tão ágil que não há espaço sequer pra marcações de diálogos, localização e pontuação. Isso causa um estranhamento inicial, mas que logo é superado, colocando o leitor num frenesi digno de filme de ação. Aliás, este livro daria uma boa adaptação cinematográfica, aos moldes de Cidade de Deus, com histórias de grandes ascenções e quedas vertiginosas. Destaque para as cenas nos cassinos ilegais onde obviamente os ricos entediados tem seus bolsos esvaziados pelos profissionais das cartas em troca de um pouco de emoção e adrenalina.

Algumas partes …

Carlos Ruiz Zafón: Marina (Paperback, Portuguese language, 2011, Suma) 5 stars

Antes de lançar o best-seller mundial que o consagrou, com mais de 10 milhões de …

"A gente só se lembra do que nunca aconteceu..."

5 stars

Este é o segundo livro do Zafon que termino e saio da leitura encantado e plenamente satisfeito. Eita como escreve!

Eu demorei um pouco pra me envolver na história por causa das expectativas que tinha sobre ela, mas após uma pausa retomei e curti demais toda a atmosférica fantástica e aterradora que o autor entregar aqui.

Oscar Drai e Marina percorrem as ruas de uma Barcelona repleta de mistérios e histórias de um passado que embora não exista mais se faz sempre presente seja na arquitetura da cidade, nas lembranças de seus habitantes curiosos e nos sentimentos guardados a sete chaves que em dado momento teimam em transbordar.

É impressionante o grau de detalhamento que Zafon confere aos seus coadjuvantes e é um deleite quando ele para a narrativa para nos deixar a par do histórico de vida dos mesmos. Nenhum é raso e nenhum é clichê. Do vilão ao …

started reading Mo Dao Zu Shi #1 by 墨香铜臭 (Mo Dao Zu Shi, #1)

墨香铜臭: Mo Dao Zu Shi #1 (Paperback, Português language, 2022, NewPop) No rating

Em meio a comemorações, aplausos e gritos de euforia, a morte de Wei Wuxian, o …

Eu sempre ficava encantado com as fanarts que via pelas timelines desta novel chinesa. Também estou assistindo a adaptação para anime da mesma. Lá as coisas estam bastante confusas sem a base literária. Feliz de finalmente poder lê-la impressa no meu idioma